TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Universitário: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

2.1. TEORIA GERAL DE SISTEMAS

Fazendo uma analise atual sobre essa teoria, podemos dizer que uma empresa constitui um sistema, no qual sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir seus objetivos. Os sistemas de uma organização podem ser classificados em abertos e fechados, onde os sistemas fechados apresentam poucas entradas ou saídas por serem limitadas, conhecidas e já determinadas. Já os sistemas abertos apresentam muitas entradas e saídas que permitem intensas transformações com o ambiente externo.

Com base nessa teoria as organizações passaram a ter duas características sistêmicas: A totalidade, onde a organização deve ser visualizada como um sistema, como uma entidade global cujas características são diferentes de cada uma de suas partes; e o propósito, ou seja, o objetivo de cada organização, o porquê da existência de cada organização.Assim a teoria de sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional.

2.2. TEORIA MATEMÁTICA

A Teoria da faz parte da abordagem sistêmica da administração juntamente com a teoria de sistemas. Essa teoria desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que antecede a ação e oferece informações que diminuem o risco das decisões errôneas através de modelos estatísticos. Quando se usa a Teoria da Matemática para a solução de problemas administrativos dá-se o nome de Pesquisa Operacional (PO).

O processo decisório forma o campo de estudo da Teoria da Decisão, um desdobramento da Teoria da Matemática. A tomada de decisões tem enfoque em duas perspectivas: a perspectiva do processo e do problema. A perspectiva do processo foca em uma escolha através de possíveis alternativas de solução para um problema concentrando-se na busca pela eficácia. Já na perspectiva do problema tem ênfase na solução final do problema e concentra-se na eficácia da decisão.

2.3. TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tecnologia da informação é o conjunto de todas as atividades e soluções promovidas por recursos de computação. As aplicações para essa tecnologia são muitas e inúmeras definições tentam dar uma definição correta para ela, porém sem sucesso ao tentar determiná-la por completo. A era da TI tornou-se a fase em que administrar significa saber lidar trabalhar com tecnologia para alcançar a máxima eficiência possível.

A informação agrega valor positivo as empresas e para aqueles que utilizam a TI, porém essa ferramenta deve ser utilizada de maneira correta, ou seja, essa informação deve ter um diferencial competitivo, além de buscar por soluções que agreguem bons resultados com o menor custo possível. A Tecnologia da Informação esta em alta e cresce a cada dia, sendo uma ferramenta importantíssima agregada a vida das pessoas e o manuseio correto dessa ferramenta e dessas informações é requisito básico para novas contratações no mercado de trabalho atual.

2.4. TEORIA CONTINGENCIAL

Para a abordagem contingencial são as características ambientais e tecnológicas que condicionam as características organizacionais. A Teoria da Contingência explica que não há nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com