TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DE SISTEMA

Pesquisas Acadêmicas: TEORIAS DE SISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Abordagem Neoclássica da administração

Apesar de toda a profunda influência das ciências de comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsidiar. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.

A abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

A abordagem Neoclássica consiste em primeiro identificar as funções dos administradores e , em seguida, destilar delas os princípios fundamentais da complicada prática de administração. É uma abordagem intensamente utilizada nos dias de hoje.

A Teoria Neoclássica da Administração preocupa-se com a prática administrativa (ação administrativa) e sua ênfase nos objetivos e resultados.

As principais características básicas da Teoria Neoclássica são:

*Enfase na prática da administração;

*Reafirmação dos postulados clássicos;

*Enfâse nos princípios gerais de administração;

*Enfâse nos objetivos e resultados;

*Ecletismo;

*A ênfase na prática de administração:

A teoria neoclássica caracteriza- se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos de administração. Os autores neoclássicos procuram desenvolver os seus de forma prática e utilizável, visando principalmente a ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.

*A Reafirmação relativa dos postulados clássicos:

A teoria neoclássica é quase como uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desnvolvido pela teoria clássica, reestruturando-o de acordo com as contigências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.

*A ênfase nos princípios gerais de administração;

Os neoclássicos preocupam –se em estabelecer normas de comportamento administrativo. Os princípios de administração que os clássicos utilizavam como “leis” cientificas são retomadas pelos neoclássicos como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os administradores são essenciais a qualquer empresa dinâmica e bem sucedida. São homens que devem planejar, dirigir e controlar as operações do

negócio. Qualquer que seja a organização ( uma industria, supermercado, etc). Os aspectos básicos da administração são comuns a qualquer tipo de empreendimento humano.

Os neoclássicos também se preocupam em estabelecer os princípios gerais da administração capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções.

Os princípios tem um papel na administração equivalente ao das leis nas ciências físicas, pois visam demonstrar uma relação de cusa-efeito. Enquanto a lei é uma demonstração de certos fenômenos que, uma vez conhecidos, são inevitáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com