TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS II (ADM. PÚBLICA)

Dissertações: TEORIAS II (ADM. PÚBLICA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Teorias da Administração II

Coordenador da Disciplina: PROF. Elaine Sigette

ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO:

 Leia atentamente todas as questões antes de começar a prova e faça o que for pedido no enunciado.

 A interpretação das questões é parte integrante da prova, cabendo essa análise, única e exclusivamente, ao aluno;

 Procure elaborar uma escrita própria e não copiar da apostila

 Você será avaliado quanto:

1. Coerência com o que está sendo pedido

2. Objetividade

3. Autenticidade

4. Nível de assertividade ao que está sendo pedido

5. Prazo de entrega do exercício

Questão 1: Caracterize o movimento da Administração Científica do início do século (1,0). Ressalte as principais contribuições (1,0) e ênfases dos três movimentos principais (1,0).

R: Bom à Administração Cientifica é um modelo de Administração que foi criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no final do século XIX e no início do século XX onde se baseia na aplicação de um método científico da administração, onde o intuito era de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Taylor conseguia sempre uma forma de fazer com que os trabalhadores produzissem mais em bem menos tempo e sem elevar os custos da produção. Sendo assim, em 1903, ele publicou o livro “Administração de Oficinas” onde expôs pela primeira vez suas teorias. Então os trabalhadores foram treinados para executar da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defendia a remuneração do trabalhador, onde a mesma deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.

O princípio de planejamento foi à substituição de métodos empíricos por uns procedimentos científicos, onde sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

O princípio de preparo dos trabalhadores foi selecionar os operários de acordo com as aptidões de cada um deles e então depois disso prepará-los e treiná-los para que os mesmos pudessem produzir mais e bem melhor, de acordo com o método que havia sido planejado para eles atingir a meta que foi estabelecida.

O princípio de controle foi controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que estava sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta estabelecida.

O princípio da execução foi distribuir as atribuições e responsabilidades para cada trabalho seja o mais disciplinado possível.

Questão 2: Defina o movimento da Escola das Relações Humanas (1,0). Qual foi a principal crítica que a Escola das Relações Humanas fez a Escola anterior?(1,0)

R: Foi desenvolvida e denominada como Escola de Relações Humanas, ou Escola Humanística da Administração, que apresenta seu maior marco em 1932, conforme poderemos identificar a seguir.

A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’, ou seja, as pessoas geralmente são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros.

Através dessas experiências coordenadas por Elton Mayo e realizadas a partir de 1927 na fábrica ‘’ western Electric Company’’, ao qual produz equipamentos telefônicos, sendo permitido o delineamento dos princípios básicos da Abordagem Humanista. A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência de um sentido de ‘’função social’’ do indivíduo. Uma crítica feita pelos psicólogos é que as conclusões de Mayo são óbvias, porém Mayo sem dúvida tem seu mérito por tirar este conceito das ciências e aplicá-lo às práticas administrativas. Oposição cerrada à teoria clássica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das relações humanas negava. Limitação no campo experimental, sua principal crítica é a de natureza analítica. Suas pesquisas concentram-se em campos muito pequenos de variáveis e ao estudá-las não levar em conta as demais

Questão 3: (1,0 ponto) Na Administração Sistêmica a própria influência do meio sobre o ambiente volta ao sistema por meio do feedback. Explique:

R: Bom vimos que a retroação ou feedback serve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com