TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estágios Do Desenvolvimento Humano:segundo Piaget

Artigo: Os Estágios Do Desenvolvimento Humano:segundo Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.309 Visualizações

Página 1 de 3

Através da observação Piaget pode traçar cada fase do desenvolvimento humano de forma clara e contundente, isso serviu não só para auxiliar professores a preparar suas aulas, como também para entender como a criança se desenvolve, e a perceber se algo não está dentro do previsto. Assim doenças podem ser diagnosticadas com maior rapidez para o bem estar desse indivíduo.

Quando os reflexos neurológicos básicos do bebê começam a ser construídos, ele já começa a elaborar esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática, as noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

Exemplo: O bebê pega o que está em sua mão, mama o que é posto em sua boca, vê o que o está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.

2º Período: Pré - Operatório ( 2 a 7 anos ); Esse estágio é conhecido como Inteligência Simbólica. Caracteriza-se principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório - motor). A criança desse estágio:

É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro;

Não aceita a idéia do acaso, e tudo deve ter uma explicação ( fase dos "por quês" );

Já pode agir por simulação, "como se";

Possui percepção global sem discriminar detalhes;

Deixa se levar pela aparência, sem relacionar fatos.

Exemplo: Mostra-se para a criança duas bolinhas de massas iguais e dá-se a uma delas o formato de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

3º Período: Operações Concretas ( 7 a 11 ou 12 A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados de realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar a abstração, desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada ( reversibilidade ).

Exemplo: Despeja-se a água de dois copos, em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

4º Período: Operações Formais ( 11 ou 12 anos em diante ).A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata, nem somente as relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.

Em outras palavras, as estruturas cognitivas das crianças alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Exemplo: Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com