TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ESTUDO PARA O TEXTO "O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET".

Artigos Científicos: ROTEIRO DE ESTUDO PARA O TEXTO "O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  2.812 Visualizações

Página 1 de 5

ROTEIRO DE ESTUDO PARA O TEXTO “O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET”.

1. Qual o objetivo principal do texto?

O texto objetiva o esforço de compreender o homem em todas as suas formas e maneiras, englobando-o desde o nascimento até o mais completo nível de maturidade e estabilidade. O estudo também tem como propósito tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos".

2. Qual a característica principal da epistemologia genética?

A teoria epistemológica tem como característica principal a linha interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais inteligente será o indivíduo.

3. Apresente o conceito de sujeito para Piaget.

O conceito diz respeito às estruturas mentais comuns a todos os seres humanos, que conferem a possibilidade de aprender fazendo relações entre diferentes informações (classificação, comparação, dedução etc.). Tais estruturas se desenvolvem do início ao fim da vida por meio da ação dos indivíduos sobre o meio, num processo de interação com o objeto de conhecimento e com as outras pessoas, o que possibilita a construção de níveis de saber cada vez mais complexos. Para ele o sujeito é um ser social que constrói o conhecimento científico do mundo, compartilhando e debatendo hipóteses.

4. Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?

Segundo Piaget (PULASKI, 1986), a adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico (é a capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamentos às exigências do meio em que vivem). A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes (é quando, à medida que aumenta a maturidade da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas em sistemas mais complexos de suas vidas).

5. Explique o processo de assimilação.

Assimilação é um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, consequentemente, tendo que se adaptar a ela, ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

6. Mostre a diferença entre autorregulação e auto-organização.

Autorregulação são características que as estruturas tem de se ordenarem e organizarem a si mesmas.A auto-organização é a administração inteligente de nós mesmos. Vai além de uma agenda organizada, consiste em uma revolução interna, isto é, análise e mudança de hábitos e uma reavaliação da auto-concepção.

7. Apresente as características principais da auto-organização da inteligência.

Existem quatro características principais da auto-organização da inteligência .São elas : a espontaneidade, respostas construtivas às perturbações, presença de causalidade circular e a não- linearidade

a) Espontaneidade: Expressa a existência de uma espontaneidade dos sistemas naturais, artificiais ou humanos.

b) Respostas Construtivas às Perturbações: Os sistemas auto-organizados são complexos semi-abertos (ou semi-fechados), que derivam seus padrões de organização das relações internas entre seus componentes. Perturbações de origem externa podem ser utilizadas construtivamente, deflagrando processos organizacionais.

c) Presença de Causalidade Circular: Os sistemas AO frequentemente apresentam distintos níveis de organização, os quais travam relações de “feedback” entre si. Esta característica é ilustrada pelo conceito de “Autopoiese” (elaborado por Maturana e Varela, 1980; vide Figura 1). Inspirado no funcionamento celular, este conceito se refere a uma causalidade circular de genoma e metabolismo (genes instruem a produção das proteínas, que regulam o metabolismo; os produtos deste, por sua vez, regulam a expressão dos genes).

8. Quais são, segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento intelectual da criança.

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com