TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO CHILE 33

Trabalho Universitário: TEXTO CHILE 33. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile, deixou 33 operários presos em uma galeria a 700 metros de profundidade. Após 17 dias de sondagens, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo. Deu-se então início a uma cuidadosa operação de salvamento, inicialmente prevista para durar até quatro meses. Em 13 de outubro, após 69 dias de confinamento, todos os 33 mineiros foram resgatados.Os 33 mineiros encurralados desde 5 de Agosto, a 700 metros de profundidade, na mina chilena de San José foram todos resgatados, numa operação de salvamento sem precedentes.

O chefe do grupo que ficou soterrado durante 69 dias, Luis Urzúa, foi o último a ser retirado da mina às 01:56h (hora de Lisboa), mais de 22 horas depois do primeiro salvamento, o de Florencio Avalos, às 04:10h de quarta-feira. No momento em que Urzúa chegou à superfície, foram lançados 33 balões com as cores da bandeira do Chile e o presidente, Sebastian Piñera, começou a entoar o hino nacional com todos os presentes.

Todos os mineiros foram recebidos no regresso à superfície com grande emoção pelos familiares mais próximos, pelo Presidente chileno, Sebastian Pinera, e por outros representantes chilenos, como é o caso do ministro da Minas chileno, Laurence Golborne.

Segundo o ministro da Saúde, o estado de saúde dos mineiros é bastante satisfatório. Todos os mineiros permanecerão, no mínimo, 48 horas em observação no hospital de Copiacó. Dois dos mineiros, que não foram identificados, vão ser operados devido a graves infecções dentárias. Outro mineiro tem uma pneumonia, mas já está a ser tratado.

Os seis socorristas enviados para a mina para preparar o resgate também estão a salvo. Quando acabaram de içar todos os mineiros, mostraram a uma câmara montada no interior da mina uma faixa com as palavras "Missão cumprida, Chile". O primeiro socorrista a entrar foi também o último a sair: Manuel Gonzalez, que ao chegar à superfície conversou com o presidente chileno sobre as condições de segurança nas minas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com