TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DO FILME

Trabalho Escolar: TEXTO DO FILME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

“Revolução Industrial. “

O filme retrata o começo da 1ª Revolução Industrial e seus efeitos perante a sociedade da época.

Tem um foco muito grande na área Têxtil, talvez porque o mercado têxtil estivesse em alta naquela época, e mostra a relação entre o patrão (Mestre Tecelão) e seu trabalhador (aprendiz), que geralmente eram ligados pela a afeição e não se separavam. Esse método de trabalho durou enquanto o serviço era manufaturado. Porém o trabalhador tinha alguns questionamentos, não achavam justo o que recebiam em troca do quanto trabalhavam, mas se mantinham calado por não ter leis que os deixasse amparados.

Após explicar como funcionava a manufatura, ele começa a explicar a Revolução Industrial, e retribuí para tal revolução três fatores: A criação da Máquina de Fiação, do Tear mecânico e por último do Motor a Vapor, tendo este acelerado e muito o processo de produção.

Segundo o filme, a revolução industrial não alterou somente a forma de produção, mas foi primordial para a relação do patrão com o trabalhador, que começaram a ter direitos trabalhistas, puderam reivindicar aumentos salariais, e se sindicalizar, atos esse que na época da manufatura era proibido.

Quando o texto aborda essa etapa de direitos trabalhista, nota-se que o ser humano possuía uma cultura muito diferente da atual, já que era permitido que crianças exercessem a mesma carga horária de trabalho que adultos, e cumprirem uma jornada de trabalho altíssima comparado com o que temos hoje. Claro que com o tempo essa realidade foi passando por diversas alterações, até chegarmos ao que temos hoje, mas de certa forma será que a intenção do vídeo ao mencionar isso não foi fazer uma crítica de como o capitalismo começou, onde muitas vezes passava por cima das pessoas, e até da natureza em nome do progresso? Quanto vale a vida humana?

Mostra também a importância da divisão de trabalho, e explica como ela acelerou a produção, o que fez com que preços de certas mercadorias caíssem e ficassem mais acessíveis às classes sociais menos favorecidas.

Por fim vi um comparativo, mas um pouco implícito de Quantidade x Qualidade, onde se tem a comparação de uma produção em grande escala e uma produção de um artesão, que mesmo demorando, às vezes um dia para concluir o serviço, tinha o seu valor e conseguia manter uma pequena clientela eletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com