TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Quase Deuses ATPS Leitura E Produação De Texto

Artigo: Resenha Filme Quase Deuses ATPS Leitura E Produação De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  7.683 Visualizações

Página 1 de 4

2- Desenvolvimento

Sinópse do filme Quase Deuses

O filme Quase Deuses (Something the Lord Made), é baseado em fatos reais, narra a insistência de Vivien Thomas ( Most Def) em realizar seu grande sonho em ser médico. Thomas trabalhava como Marceneiro e com a crise de 1929 foi demitido e para piorar a situação perdeu toda a sua economia de sete anos que guardou para fazer a faculdade de medicina, pois, o banco faliu. O doutor Alfred Blalock (Alan Rickman), médico e pesquisador, arruma o emprego de faxineiro para o Thomas, e com pouco tempo ele percebe que Thomas tem uma inteligência privilegiada e resolve deixá-lo como seu auxiliar dando oportunidade para o Thomas ampliar seus conhecimentos. Blalock se torna cirurgião chefe na universidade Johns Hopkins, onde pesquisa junto com o Thomas, novas técnicas para a cirurgia do coração. Estes dois Homens desafiaram as regras impostas em sua época, obtiveram sucesso nas pesquisas e revolucionaram a medicina, porém Blalock foi o único que recebeu os méritos devido o grande descobrimento que salvou muitas vidas. Somente muito tempo depois, quando já estava velho e após a morte do doutor Blalock, Thomas consegue seu devido reconhecimento.

O filme é fortemente ligado à abordagem do multiculturalismo diferencialista ou monocultural (Candau), pois, retrata uma sociedade racista e preconceituosa existente nos EUA, que convivem com os diferentes, mas não se interagem nem se misturam. Havia muitas evidências de que as etnias não se misturavam, pois, os negros não podiam frequentar os mesmos lugares dos brancos, saíam da rua para os brancos passarem, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, nos ônibus os lugares eram divididos, havia sala de espera para brancos, banheiros para brancos, os negros moravam em bairros diferentes principalmente de periferia, os negros não exerciam profissões de destaque. Uma das cenas mais marcantes do filme “Quase Deuses” foi na confraternização onde foram feitas homenagens ao Dr. Blalock pelo sucesso obtido na cirurgia do coração do bebê azul, nesta ocasião o Vívien Thomas nem sequer foi convidado pelo fato de que o racismo era muito forte e ele não era reconhecido pelos médicos, naquela oportunidade o Dr. Blalock pôde agradecer a equipe de médicos que o acompanhou na cirurgia, citando o nome de cada um deles e exaltando que eles tiveram uma participação importante no grande acontecido, porém, ele não cita em momento algum o nome de Vívien Thomas que foi ao lado dele o maior responsável pela evolução da medicina devido à grade descoberta da cirurgia do coração. Vívien estava observando o evento de longe e de forma discreta e fica decepcionado pela falta de consideração do Dr. Blalock, pois, ele sabia da sua contribuição e calou diante daquela sociedade preconceituosa e racista. O doutor Blalock recebeu os méritos pela nova descoberta que salvou muitas vidas e o Thomas não obteve reconhecimento imediato pelo que fez, este reconhecimento só veio muito tempo depois.

Víven Thomas foi discriminado até pela sua raça, pois, sempre circulava pelo hospital acompanhado do Dr. Blalock e dos outros médicos, as vestimentas também eram iguais (branca), mas havia uma separação do refeitório, cartão de ponto, banheiro e entrada do prédio, tinha que entrar pelos fundos. Ele foi discriminado por uma pessoa da sua classe, que o julgou pela roupa, dizendo que as vestes brancas não escondem o que realmente ele era, ou seja, da classe C.

Nos Estados Unidos naquela época havia os direitos educacionais, ou seja, todos os americanos tinham direito a cursar uma faculdade, porém, a realidade era diferente, no decorrer do filme “Quase Deuses”, Vívien Thomas não exerceu esse direito, pois, não tinha as mesmas oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com