TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO: INTERDISCIPLINARID

Tese: TEXTO: INTERDISCIPLINARID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

TEXTO: INTERDISCIPLINARIDADE

Pode-se dizer que a interdisciplinaridade está na moda ultimamente, independente de todo e qualquer mistério que possa cercar o assunto, na verdade se trata de uma idéia muito simples, nas palavras de uma especialista no assunto interdisciplinaridade “É tentar formar alguém a partir de tudo que você já estudou em sua vida" (FAZENDA, 2001).

A relação cultural e social com o mundo se dá por meio das relações estabelecidas com os diversos universos culturais existentes de acordo com a área de conhecimento a ser explorada. A globalização de todos estes diversos conhecimentos interelaciona-os fazendo com que o indivíduo consiga perceber a ligação existente entre os diferentes fenômenos no universo.

Quando a criança é submetida a um ensino baseado no currículo interdisciplinar, contextualizando o conhecimento, esta se torna capaz de identificar diferentes formas de resolução de um fenômeno dependendo dos fatores que o influenciam. O currículo escolar não deve se prender a rigidez organizacional em que não seja possível incluir elementos que possam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem do aluno.

O ensino tradicional nas escolas brasileiras segue moldes que contemplam a separação das áreas do conhecimento onde as mesmas são ensinadas como se não houvesse ligação alguma entre estas. Na interdisplinaridade as áreas de conhecimento se interligam de forma que não há como aprender português separadamente da matemática e assim por diante.

Decorrente deste recorte entre as diferentes áreas do saber muitas vezes são valorizados alguns elementos mais que outros, demonstrando abertamente a preferência por determinadas disciplinas indicando que o conhecimento pode ser fragmentado, ao contrário do que se defende mediante a interdisciplinaridade.

O avanço das descobertas tecnológicas só prova cada dia mais que a interligação dos diferentes campos do saber contribui diretamente para o aprofundamento do conhecimento. O conhecimento de forma sistematizada não contribui para a amplitude e aprofundamento, de forma que o indivíduo a este submetido perca o interesse em buscar aprofundamento.

A fim de promover a interdisciplinaridade nas escolas desde os primeiros anos de educação, os professores, conscientes da importância de despertar o aprofundamento dos conhecimentos de seus alunos, procuram planejar atividades que agreguem elementos das diversas áreas do conhecimento multifacetário.

Ao propor atividades de leitura, por exemplo, que contenham elementos matemáticos, de artes, música, e muitos outros que podem ser agregados no mesmo processo de ensino-aprendizagem, por seu aspecto de não imprimir limites entre as disciplinas, torna-se de fácil proposição por parte do educador a promoção de atividades interdisciplinares.

Os alunos submetidos à interdisciplinaridade desde o principio de sua preparação educacional, enfrenta de forma mais segura e ampla o campo do conhecimento, podendo interferir com firmeza e efetividade em situações que lhe exija ação.

Contrariamente ao que se possa supor a interdisciplinaridade não sugere o desmonte da organização disciplinar original, e sim o aprofundamento teórico e metodológico em suas estruturas curriculares, fazendo com que os alunos saiam do sistema educacional com firmeza nos conhecimentos adquiridos.

A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.(BRASIL,1999,p.89)

A interdisciplinaridade exige trabalho e comprometimento tanto por parte do docente, quanto da instituição educacional, pois é algo a ser trabalhado de maneira coletiva e contínua a fim de proporcionar ao aluno o melhor desenvolvimento possível.

Quanto ao docente resta empenhar-se no sentido de promover a interdisciplinaridade em suas atividades, procurando sempre observar as dificuldades enfrentadas por seus alunos, no sentido de procurar corrigi-las da melhor forma possível, superando os obstáculos a fim de promover a aprendizagem efetiva do aluno. Pois, a interdisciplinaridade apesar de parecer simples deve ser conduzida com cuidado e seriedade.

2. PLANO DE AULA

TEMA: ALIMENTOS

CONTEÚDO: MÚSICA – SOPA DO NENÉM; QUANTIFICAÇÃO; LETRA INICIAL; RIMAS E DANÇAS.

OBJETIVOS:

• Conhecer diferentes portadores de textos;

• Aumentar o repertório de músicas;

• Reconhecer e diferenciar alimentos;

• Aprender sobre a importância da boa alimentação para a saúde;

• Conhecer a preferência alimentar das crianças;

• Identificar e nomear letras do alfabeto;

• Diferenciar e conhecer frutas, legumes, verduras etc.;

• Identificar e quantificar numerais;

• Brincar e cantar com rimas;

• Trabalhar a linguagem oral;

• Comunicar, através do movimento e estados afetivos;

• Ampliar o repertório musical das crianças.

METODOLOGIA:

Esta aula será desenvolvida no Centro de Educação Infantil Leãozinho, as atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com