TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG IV

Monografias: TG IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Questão

Leia o texto abaixo, de Gilson Schwartz (disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1609199902.htm>, acesso em 06 de maio de 2013):

O novo relatório do Bird (Banco Mundial), divulgado ontem, mostra que no período de maior adesão ao neoliberalismo aumentaram a pobreza e o protecionismo em escala internacional. A receita liberal ganhou força nos anos 80 e os países em desenvolvimento aderiram rapidamente aos seus três principais ingredientes: abriram seus mercados, reduziram o papel do Estado e estimularam a entrada de investimentos estrangeiros.

Em números absolutos, a quantidade de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia passou de 1,2 bilhão em 1987 para 1,5 bilhão hoje. Segundo o Banco Mundial, se as tendências recentes persistirem, em 2015 haverá 1,9 bilhão de pessoas nessas condições. Como proporção da população, a América Latina está entre as regiões onde a pobreza mais cresce. O relatório lembra ainda que a relação entre melhoria na renda média e redução da pobreza nem sempre andam juntas, pois, mesmo quando a renda média aumenta, a redução da pobreza pode não ocorrer no mesmo ritmo.

O futuro seria menos assustador se houvesse razões para crer na liberalização do comércio internacional, há quatro séculos cantada em prosa e verso pelos economistas como um fator essencial de desenvolvimento. Mas o Banco Mundial alerta para as reações protecionistas cada vez mais intensas, em especial nos países industrializados. O número de processos antidumping (ou seja, contra práticas comerciais consideradas desleais por produtores domésticos) tem aumentado desde os anos 80. Para o Bird, no futuro vai ser cada vez mais difícil manter o apoio às reformas liberais. As dificuldades são previstas para os próximos 25 anos.

Analise o texto, relacionando-o com a dimensão comercial da globalização.

A partir da década de 1980 com a imediata adesão ao neoliberalismo em todo mundo, os países globalizadores vem levando vantagem sobre os demais países em desenvolvimento. Partindo desse princípio podemos dizer que a globalização possui 2 lados: ela trouxe desenvolvimento, crescimento do comércio internacional, aproximação entre países e pessoas, porém trouxe também a grande desigualdade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, pois enquanto os primeiros enriquecem, usam os países subdesenvolvidos para gerar suas riquezas e instalar suas empresas, pois nesses países as políticas são menos eficazes e rigorosas, então os segundos vivem a sombra da dívida externa e da dívida social que tem com suas populações por não conseguirem prover o básico.

Diante desse fato as multinacionais usam as estratégias do Ciclo de Vernon que se resumem em 3 estágios: a criação da demanda em países periféricos, produção simultânea ou fracionada e transferência de tecnologia, onde conseguiram criar um oligopólio através das transferências de suas empresas para os países onde o custo do processo é mais barato conseguindo assim altas produções e reduzindo o preço final do produto. Entretanto quando os países desenvolvidos migram suas empresas acabam provocando crises nas indústrias internas pois diminuem ou as vezes até param de produzir seus produtos no seu país de origem. Como está, a globalização traz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com