TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps TGA Etapa 1 E 2

Trabalho Escolar: Atps TGA Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

IALY SILVA SOUZA

RA:6656409457

22/10/2013

FACITEB- ANHANGUERA

Este trabalho tem o objetivo de proporcionar o conhecimento da história da administração como habilidade humana e a capacidade para trabalhar, motivar e liderar grupos de pessoas (operários).

Este trabalho abordado algumas concepções sobre a revolução industrial que ocorreu na metade do século XVIII e se estendeu ao século seguinte.

Somente depois do século XX a administração começou a receber atenção dos pioneiros: Taylor da administração cientifica e Fayol criador da teoria clássica.

Etapa nº 1 – Teoria da Administração

Passo 2 – A Administração ser uma habilidade humana e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Antecedentes históricos da Administração e Características marcantes das Teorias propostas pelos precursores da Administração, especialmente Taylor, evidenciando os princípios e as contribuições que suas propostas possibilitaram às empresas daquela época.

Administração como habilidade humana é a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas – nos negócios e na sociedade, pois se elevou intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infra-estrutura.

Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Administração surgiu em meados do século xvIII surgiu com o crescimento e a complexidade das organizações, e o seu crescimento foi maior a partir do século xx. Teve vária influencias: dos filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Com o surgimento da filosofia moderna os filósofos Bacon e Descartes. A influência da Igreja Católica, dos Militares, da Revolução Industrial que foi desde o inicio da Antiguidade até a fase da globalização após 1980, onde o administrador teve seu papel fortemente ampliado e carregado de desafios, ele precisa reunir certas competências a fim de alcançar resultados. Também dos economistas liberais, dos pioneiros e empreendedores. A (TGA) é uma área nova e recente de conhecimento humano o conjunto orgânico e integrado de teorias, histórias, hipóteses e idéias a respeito da administração como conceitos e princípios empregados nas Ciências matemática, Ciências humanas, Ciências físicas como também Direito, Tecnologia das Informações e etc. Nos tempos atuais vivemos em uma sociedade pluralista onde as empresas são organizações nas quais ocorrem o fenômeno da produção de bens e serviços dos variados tipos e que visam lucros. As empresas funcionam como sistemas abertos precisam adaptar-se adequadamente ao seu ambiente. As empresas podem ser analisadas sob prisma de três níveis hierárquicos; Nível Institucional: Presidente e Diretor, Nível Intermediário: Gerente de Divisão e Gerente de Departamento e o Nível Operacional: Chefe e Supervisor.

Variáveis básicas da administração;

1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais;

2. Ênfase nas estrut‎uras: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações;

3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações;

4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem sucedida da tecnologia na atividade organizacional;

5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo;

6. “Ênfase na competência e na competitividade:” O mundo organizacional deixa de ser conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios"

As habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem;

* Habilidade de comunicação interpessoal e expressão correta;

* Habilidade de utilização de raciocínio lógico e analítico;

* Habilidade de interagir criativamente;

* Habilidade de demonstrar compreensão do todo administrativo;

* Habilidade de lidar com modelos de gestão inovadoras;

* Habilidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade;

* Habilidade de ordenar estratégias adequadas de ação;

* Habilidade de selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns. O maior patrimônio pessoal do administrador é o seu capital intelectual.

Compete ao administrador planejar, organizar, dirigir e controlar as pessoas que estão sob o seu comando e depois fazer o feedbak (que é uma analise de todo o processo do início ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com