TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ti Tecnologia Da Informação

Trabalho Escolar: Ti Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Segurança na sala de TI

Uma sala de servidores é o espaço físico que armazena todos os dados que trafegam pela rede de computadores de uma empresa ou organização. A maioria dos profissionais de tecnologia da informação passa muito tempo lá, resolvendo problemas na rede ou nos servidores, bem como realizando manutenções de rotina. Montar um centro de dados seguro e acessível para o armazenamento de arquivos e equipamentos é um passo essencial para criar um foco para a infraestrutura e operações de TI. Projete uma sala de servidores que é segura, espaçosa e apropriada para toda a equipe de TI.

Veja algumas dicas para evitar erros básicos, na hora de armazenar as informações importantes de empresas ou departamentos:Utilizar dois aparelhos de ar condicionado splits de conforto na tal sala de servidores. O ar condicionado de conforto não foi feito pra funcionar 24 horas, e não foi feito para ter precisão na temperatura, nem controlar a umidade. Ou seja, não serve para um Data Center funcionar com perfeição. Sem contar no fato de que esse “jeitinho” ajuda a aumentar o consumo de energia elétrica, quando se comparado com o ar condicionado de precisão, específico para Data Centers.

Evite, ainda, compartilhar a sala de servidores com estoque de materiais combustíveis como papel e papelão. Outros erros comuns é não controlar e restringir o acesso à sala. Não ter controle de temperatura e não planejar o local deixa a solução vulnerável, o que certamente causará problemas em algum momento. Por fim, e não menos importante, vemos muitas salas de TI (não dá pra chamar nem de CPD quanto mais de Data Center) em antigos banheiros ou locais com alto risco de alagamentos. Risco na certa!

Construir Data Center, investir em proteção física, proteção contra incêndios, monitoria “se não é monitorado não é confiável”, deve ser o objetivo para manter a corporação saudável e estável. Na TIER4, por exemplo, escutamos muitos casos – em sua grande maioria reativos, após um desastre – que poderiam ter sido antecipados e se evitado prejuízos com a uma mudança da infraestrutura. Isso pode e deve ser detectado antes, com a utilização de mecanismos e processos de avaliação, disponíveis ao mercado de TI. Fazer um investimento eficiente e eficaz é obrigação do CIO e de sua equip

http://pt.wikihow.com/Projetar-uma-Sala-de-Servidores29/05/2014

Detalhes

Planejada para hospedar servidores e serviços com maior segurança e estabilidade, a Sala Segura tem ainda as seguintes características:

• Controle de Acesso para a entrada da Sala Segura via Teclado para Validação de Senha e Acionamento de Fechadura Elétrica

• CFTVs Digitais IP com completa redundância (2 sistemas completos)

• Luzes de Emergência automáticas para operação durante período de falha de energia

• Sensores de Temperatura e Fumaça com Alarme Sonoro acoplado

• Sirene para Alarme de Incêndio

• Sensor de Presença para detecção de movimentação de pessoas dentro da sala

• Infraestrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com