TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIC'S NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE VÍDEOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE.

Pesquisas Acadêmicas: TIC'S NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE VÍDEOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  7.292 Palavras (30 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 30

JANE LUCI MACHADO DE SANTANA

CÁSSIA CRISTINA RUFINO DA SILVA

TIC’S NA EDUCAÇÃO E SUAS POTENCIALIDADES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE.

Artigo apresentado para obtenção do título de especialista em Gestão em Educação III da Faculdade Joaquim Nabuco.

RECIFE

2013

TIC’S NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE VÍDEOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE.

Jane Luci Machado de Santana

Pós-graduanda em Gestão em Educação pela FJN - Câmpus Recife

Pandora40m@yahoo.com.br

Cássia Cristina Rufino da Silva

Pós-graduanda em Gestão em Educação pela FJN - Câmpus Recife

Cassiac.luz@gmail.com

Hemmyle Brito de Azevedo

Docente da Faculdade Joaquim Nabuco – FJNl

hemmyletrabalhos@gmail.com

RESUMO

O presente artigo pretende mostrar as principais possibilidades de recursos pedagógico através da utilização do vídeo e TV dentro da escola pública. A mídia chamada vídeo é criticada pelos educadores, pois o estudante assiste a ela passivamente não podendo interferir no conteúdo. Tal situação proposta aqui abre uma nova perspectiva, pois o estudante poderá interagir com o conteúdo do vídeo, discutindo suas opiniões e interferindo quando desejar, podendo incluir textos explicativos. Este artigo mostrará de que o uso de ferramentas diversas das comumente utilizadas leva a um conhecimento maior através da reflexão, ato primeiro do aprender.

Palavras-chave: Vídeo; educação; conhecimento.

ABSTRACT

This article intends to demonstrate the use of educational resources through the use of video and TV within the public school. The video called media is criticized by educators because students passively watch it and can’t interfere with the content. This situation proposed here opens a new perspective, as students can interact with the video content, discussing their opinions and interfering when you want, possibly including callouts. This article shows that the use of the various tools used commonly leads to greater knowledge through reflection, the first act of learning.

Key words: Video, education, knowledge

1. INTRODUÇÃO

A sinergia da era tecnológica nos faz dar mais atenção para a utilização do computador e da internet na escola. Atualmente as tecnologias estão sendo utilizadas por toda parte, trazendo diversas informações. No limiar deste mundo midiático o uso da televisão e do vídeo passou a ser desvalorizado, como se já não tivesse sentido usá-los, já poderiam ser descartados, não sendo de suma importância saber utilizá-los de forma adequada na escola, como uma proposta de trabalho pedagógico.

Toda informação gerada pela televisão em suas diversas nuances segue a pleno vapor em uso em todos os locais do país. Moran (1995) nos fala de que a televisão alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético, tanto das crianças, jovens e adultos em geral, repassando essa visão para as salas de aulas.

No século XXI, estudantes habitam em um mundo diverso daquele de algumas décadas atrás, onde se obtinham informações oriundas dos livros, principal instrumento de conhecimento e informação conhecido. Agora, a geração denominada geração midiática ao chegar à escola deseja algo que a atraia, seduza mais do que as ferramentas que ela já possui consigo: celular, ipod,tablets, entre outros A escola tem como desafio e proposta maior educar as crianças e jovens dessa geração cheia de revoluções e evoluções tecnológicas. Ela terá como elementos motivadores e transformadores de opinião, mas a televisão e o vídeo na sala de aula, mesmo não sendo uma ferramenta midiática contemporânea, poderá ser de grande valia, formatando uma tendência educacional que possibilita ao aluno aprender de uma forma diversa e dentro dos parâmetros desta contemporaneidade.

Acredito que a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação na escola tem como veículo de difusão diferenciador a TV e o vídeo, os quais podem se constituir num resgate para elaboração de pesquisas e construção de novos conceitos sobre geração de conhecimento.

Este é um projeto pedagógico que busca utilizar a análise de filmes/vídeos para discutir conteúdos temáticos dentro do Ensino Fundamental, levando em conta os atrativos das ferramentas midiáticas em questão, buscando o seduzir para o conhecimento, através de novas/antigas ferramentas de trabalho pedagógico.

Através da análise da forma e do sentido do filme/vídeo, procura-se apreender sugestões heurísticas interessantes capazes de propiciar uma consciência crítica e aprendizagem do estudante. Além de desenvolver dinâmicas de análise critica do filme/vídeo, o Projeto busca incentivar a produção de filmes independentes que tratem de diferentes temas, e, promover a produção de conteúdos audiovisuais através de Oficinas de Vídeo.

Portanto, nesta proposta do Projeto, busca-se incorporar na ideia do cinema como experiência crítica, outras atividades de ação midiática, como forma de aprendizagem, espaços organizados de produção de conteúdos audiovisuais voltadas para a dinâmica de análise critica dos filmes e o desenvolvimento da consciência critica através da prática auto-refletiva dos alunos. Além disso, esboçam-se os rudimentos de uma pedagogia de subjetivação ou prática de formação da construção de ensino-aprendizagem midiática.

Como foco principal dessa pesquisa, trataremos especificamente do uso do vídeo no espaço escolar, como esse recurso audiovisual aliado ao cinema como ponto de indução, que pode e deve ser utilizado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com