TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PESQUISA COM BIBLIOGRAFIA

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa cientifica 

É um fruto realizado pelo pesquisador, devendo obedecer padrões previamente estabelecidos. É um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto cientifico. Sua finalidade é descobrir respostas mediante a aplicação do método cientifico. Partindo de um problema, de uma interrogação, uma situação a qual o repertorio do conhecimento disponível não gera resposta adequada.  É preciso avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade cientifica.  

Natureza da Pesquisa

Pesquisa Básica 

 Objetivo gerar conhecimentos novos uteis para o avanço da ciência sem aplicação da pratica prevista. Envolve verdades e interesses universais. Caracteriza-se por formulação de hipóteses e respostas e questões iniciais.  Destina-se a investigação de fenômenos físicos e seus fundamentos.

Pesquisa Aplicada  

Tem como motivação a necessidade de produzir conhecimento para aplicação de seus resultados, como objetivo  de contribuir para fins práticos, visando a solução imediata do problema encontrando a realidade. Dependem de dados que podem ser coletados de formas diferenciadas tais como pesquisas laboratoriais, pesquisa de campo, entrevistas, questionários e formulários.  

Objetivo da Pesquisa

Exploratória

Principal objetivo da pesquisa que será realizada, é o fenômeno  que está sendo investigado , de modo que a pesquisa possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão.   Tem maior familiaridade entre  o pesquisador e o tema pesquisado, é realizada sobre um problema ou questão  de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito . Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado e pode assumir também a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Descritiva

Descrever características de determinadas populações ou fenômenos.  Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como questionário e a observação sistemática.  Sua finalidade é registrar, analisar os fenômenos ou sistemas técnicos.  Neste tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, deverá  apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.

Explicativa

Identifica os fatores que determinam ou contribuem para ocorrência dos fenômenos. É do tipo que mais aprofunda a realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.  Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

Procedimentos de Pesquisas

Experimental:

Procurar entender de que modo ou porque que causas o fenômeno é produzido.  O investigador analisa o problema, constrói  suas hipóteses e trabalha com os possíveis fatores, as variáveis,  que se referem ao fenômeno observado.  Quando se termina o objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influencia-los, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com