TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXIVEL

Trabalho Escolar: TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXIVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.067 Palavras (13 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO DE TRABALHO 4

2.1 Vantagens da Empresa no horário flexível 4

2.2 Vantagens que teríamos se fossemos contratados 6

2.3 Nova Era em que vivemos 6

2.4 Artigo do Estado de São Paulo 7

3 LIDERANÇAS E EQUIPES MADURAS 8

3.1 Elementos do Processo de Grupo 8

3.2 Diferenças entre Grupos Formais e Informais 8

3.3 Desenvolvimento das Equipes 8

3.4 Diferença entre Grupo e Equipe 9

4 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO 10

4.1 Sociedade da Informação 10

4.2 Sociedade da Informação Incentiva e Facilita 11

4.3 Definição da Tecnologia da Informação 11

4.4 Trabalhar em casa 11

5 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos como a flexibilidade no horário de trabalho pode ser vantajosa desde que o trabalhador saiba como lidar com ela. Muitas mudanças têm acontecido em empresas e instituições em relação aos horários de trabalho de seus funcionários. Jornadas longas e ininterruptas, estabelecidas para a execução das tarefas, num mesmo local e em horários fixos estão, aos poucos, sendo substituídas por outras formas de trabalho. Já existem incontáveis estudos, comprovando a eficácia dos horários de trabalho flexíveis, cedidos aos trabalhadores. Por meio deles, a pessoa consegue programar-se melhor, como um todo e isso fazem toda a diferença, em todos os campos da vida. Cabe salientar que diversos fatores, como a crise econômica e as inovações tecnológicas, fizeram possível a existência de novas formas de organização do trabalho e mais especificamente do tempo de trabalho. A flexibilização do tempo de trabalho é uma decorrência das mudanças políticas, econômicas, culturais e tecnológicas em curso, envolvendo trabalhadores, empresários, governantes, dirigentes de organizações sindicais e populares. Pode-se dizer que se trata de uma tendência natural das relações de trabalho diante das mudanças sócio-econômicas e das novas formas de manifestação do capital.

2 FLEXIBILIDADE NO HORÁRIO DE TRABALHO

A análise do tempo de trabalho e mais especificamente da duração do trabalho também nos permite definir a quantidade de tempo que o trabalho consome das vidas das pessoas e estabelecer a relação direta deste com a qualidade de vida do trabalhador. O horário de trabalho possibilita as mais diversas formas de maleabilização, sendo que neste estudo será dada atenção especial às seguintes modalidades flexibilizatórias do tempo de trabalho: a redução de jornada e o horário de trabalho flexível. Hoje falar em flexibilidade de horário de trabalho é uma realidade, que contribui significativamente para definir os novos rumos da sociedade contemporânea, vista como reordenadora das relações de trabalho.

2.1 AS VANTAGENS QUE A EMPRESA TERIA SE O CONTRATASSEM COM AUTONOMIA DE HORÁRIO FLEXÍVEL

Assim, é importante mostrar o quanto o horário de trabalho é muito importante e como a flexibilidade neste horário pode ser vantajosa, mas claro que o trabalhador precisa estar consciente de que precisa saber lidar com ela.

Estudos apontam que o horário flexível de trabalho pode permitir ao trabalhador melhor produção e qualidade, ele vai se sentir menos pressionado conseguindo assim cumprir suas tarefas. Sabemos que hoje há pessoas que produzem mais à noite, outros na parte da manhã e outros na parte da tarde. Quando o trabalhador tem a opção de escolha ele tem várias vantagens principalmente em relação à sua saúde. Estudos e pesquisas não deixam dúvidas em relação às vantagens para o trabalhador, mas como tudo tem um, porém neste caso também há. Quando a pessoa não souber administrar seu próprio tempo, com certeza sua produção vai piorar.

Através da flexibilidade do horário, colaboradores de cargo de maior qualificação conquistaram a liberdade de controlar seus horários cumprindo com suas obrigações, e o retorno é imediato. Hoje temos profissionais comprometidos com a empresa que estão cada vez mais conquistando o mercado de trabalho. Com isto ele fica mais motivado, e vai contribuir mais para a empresa.

Quando saímos de casa para ir pro trabalho atualmente enfrentamos um trânsito caótico, rodízio, metrô e ônibus superlotados além de longas esperas em paradas no aguardo dos mesmos. Assim já chegamos ao trabalho estressado, e ao longo do dia com tantas tarefas a se resolver nem percebemos e o dia passa num piscar de olhos. E mais com tudo isso a nossa volta no fim do dia vamos nos dar conta de que não conseguimos executar todas as atividades. Hoje, trabalhar em uma grande cidade tem esse inconveniente que faz o tempo evaporar.

As vantagens são óbvias: sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.

Teria vários benefícios entre eles evitaria atrasos, desgaste do funcionário, o empresário não gastaria com horas extras, etc. O grande problema é que esta flexibilidade serve apenas para empresas que trabalham com o intelectual, não podemos, por exemplo, aplicar esta atividade em uma padaria, imagine todos aqueles clientes insatisfeitos querendo o seu pão da manhã e o empresário tendo que comunicar que não há pessoas naquele horário para atendê-los, porém que mais tarde os trabalhadores se apresentarão. Agora se aplicar esta idéia para o setor administrativo, poderia dar certo, desde que exista mais de uma pessoa para esta função, já que sempre existirá esta necessidade. Em ambiente como tecnologia, na criação de jogos é muito importante que o funcionário tenha esta liberdade para explorar seu lado criativo, em resumo é uma ótima ferramenta se for bem utilizada e nos ambientes adequados.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com