TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHAR NO SERVIÇO

Projeto de pesquisa: TRABALHAR NO SERVIÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO SOBRE O FREELANCER

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No que diz a respeito de Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros

A carreira de um freelancer geralmente começa com uma empresa ou agência em que ganha experiência e contatos em um campo particular. Muitas vezes, os talentosos profissionais autônomos deixar seu local de trabalho, porque os seus serviços estão em grande demanda e eles podem receber um salário melhor como um freelancer, além da vantagem de trabalhar em casa, na comunidade, ou no local de trabalho do seu cliente.

Para finalizar atuar como freelancer pode ser uma boa pedida para quem tem conhecimento em idiomas e tem interesse em ser um profissional sem vínculo empregatício. Pode ser uma boa oportunidade de negócio para quem deseja ganhar dinheiro e abrir mão de alguns direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, licença maternidade, entre outros. Entretanto, é possível ganhar bem mais neste formato de empreendimento, caso haja dedicação e planejamento.

1 DESENVOLVIMENTO

As organizações como IBM se define como conjunto de pessoas, equipamentos, informações, energia, procedimentos e materiais relacionados por meio de atividades para produzir resultados específicos, baseados nas necessidades e desejos dos consumidores. a contratação é terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como exemplo, regular o trafego terrestre, ou seja é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato.

Já as organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da Sociedade. Isso é, reconhecer tarefas, situação e problemas; recordar políticas/procedimentos apropriados; e reagir de acordo com a maneira aprovada pela empresa. Tudo isso resulta no controle, previsibilidade e eficiência tão valorizados pela organização burocrática.

Desta forma denota-se que a diferença esta na forma de contratação da força de trabalho.

Ambas as teorias procuravam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. Se a gestão científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A consequência destas Teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados.

Um grupo de gestores e teóricos clássicos, de entre os quais Henry Fayol (1841 – 1925) e Lyndall Urwick (1891-1983), interessados nas temáticas da “gestão aplicada à prática”, aplicaram os seus próprios conhecimentos e experiência na elaboração de documentos que posteriormente forneceram a base para muitas técnicas de gestão modernas, a Teoria da Gestão Clássica. No entanto, ao analisar os princípios que constituem este modelo, verifica-se que estes teóricos planeavam uma organização como se de uma máquina se tratasse. Tal como se pode ver uma máquina como um conjunto de partes independentes, ordenadas por uma determinada sequência e agrupadas em pontos de resistência, esta teoria defende que uma organização poderá também ser vista de um modo semelhante.

Uma organização possui uma série de departamentos distintos, cada um com a sua função específica (como finanças, marketing ou planejamento), nos quais cada emprego complementa o próximo da melhor maneira possível e as ligações são efetuadas através de um esquema de controle, no qual o “chefe” representa o ponto de resistência, coordenando as atividades e restringindo as direções que se devem tomar enquanto encorajam essa visão aos outros.

Empresas como Facebook e Google tem em seu modelo de gestão o método em que seus colaboradores são incentivados a serem auto gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

Apesar de ambos terem como fim o mesmo resultado as formas de se chegarem a ele são diferenciadas. O modelo clássico vê-se que usa um formato mecânico, rígido aplicado a partir de um gestor, já o modelo de gestão diferenciado usa a gestão compartilhada, em que cada colaborador é o gestor do seu próprio trabalho.

Observamos no “item A” da questão 3 a utilização do modelo clássico de gestão e nos itens que seguem a tendência é pelo modelo diferenciado, passando pela contratação de freelancers para execução de suas atividades. O item D e E retrata um formato em que uma empresa agrupa mão de obra formada e a oferece ao mercado como solução rápida às suas necessidades.

Dentro do trabalho como freelancer existem as vantagens, e as desvantagens, as quais farei um breve comentário.

- Como vantagens temos: Flexibilidade de horário, desafios constantes, diminuição de despesas (pois normalmente o freelancer trabalha em casa, não tendo assim despesas de transporte ou alimentação), etc.

Oportunidade de eventualmente ser admitido no quadro permanente de uma grande empresa por ser avaliado pelo bom desenvolvimento na realização de suas tarefas.

- Liberdade de orçamentos, fazer um mesmo trabalho para varias empresas ou pessoas ( como no caso de Diaristas e profissionais liberais)

O trabalhador temporário pode ser contratado para exercer as mesmas funções dos empregados da empresa tomadora de serviços, hipótese em que tem direito a receber salário igual;

- Fazer sua própria jornada de trabalho, conforme cronograma feito em empresa e trabalhador.

Como desvantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com