TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA ADMINISTRAÇÃO. História das organizações

Projeto de pesquisa: TRABALHO DA ADMINISTRAÇÃO. História das organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

História das organizações

Introdução

Neste trabalho vamos ter o conhecimento da Administração teve seu surgimento com o aumento e complexidade das organizações, que durante sua história até meados de século XVIII, as organizações se desenvolveram com bastante lentidão.

A história das organizações representa um capitulo recente que teve o seu inicio em meados de século XVIII.

Será abordado também sobre a Revolução industrial e as fazes da história das organizações.

Rápida história das organizações

Revolução industrial

Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736 – 1819) e sua aplicação á produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que, em um lapso de um século, foram maiores do que as mudanças ocorridas em todo o milênio anterior. É a chamada Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e que pode ser dividida em três períodos no processo de industrialização em escala mundial.

Fases da história das organizações

• Fase artesanal:

É a fase que vai desde a antiguidade até aproximadamente 1780, quando se

inicia a Revolução Industrial. O regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar nas pequenas oficinas e na mão-de-obra intensiva e não qualificada na agricultura

• Fase da transição do artesanato á industrialização:

Corresponde à primeira Revolução Industrial, entre 1780 a 1860. Foi a nascente fase da industrialização, da mecanização das oficinas e da agricultura. Os dois grandes expoentes são o carvão (a nova fonte básica de energia) e o ferro (o material básico), que passaram uma ter enorme importância no desenvolvimento dos países. Ocorreu nesta fase uma crescente mecanização das oficinas (máquinas de fiar, tear hidráulico e mecânico), a navegação a vapor e a locomotiva (transportes).

• Fase do desenvolvimento industrial

Corresponde à segunda Revolução Industrial, no período entre 1860 e 1914. Os dois grandes expoentes são o aço e a eletricidade. Dá-se a substituição do ferro pelo aço, como material industrial, e do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo, como principais fontes de energia. Surgem nesta fase então o motor a explosão, o motor elétrico. Nos transportes, mudanças significativas com o automóvel e o avião.

• Fase do gigantismo industrial

É a fase situada entre as duas grandes guerras mundiais (entre 1914 e 1945) nas quais se utilizam organização e tecnologia avançada para fins bélicos. É a fase em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com