TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSICIONAMENTO DO BRASIL SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM RELAÇÃO A DOIS PAÍSES DO BRICS

Monografias: POSICIONAMENTO DO BRASIL SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM RELAÇÃO A DOIS PAÍSES DO BRICS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  4.805 Palavras (20 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 20

POSICIONAMENTO DO BRASIL SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM RELAÇÃO A DOIS PAÍSES DO BRICS

POSITIONING OF BRAZIL ON OCCUPATIONAL SAFETY IN RELATION TO TWO BRICS´S COUNTRY

RESUMO: Os acidentes de trabalho, além de afetarem a própria atividade laboral, também influenciam na produção e nos custos econômicos para empresas, trabalhadores e suas famílias. Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam o Brasil como um dos países com maior índice de acidentes de trabalho com mortes do mundo. A comparação entre o Brasil e países emergentes que possuem características econômicas e sociais semelhantes pode resultar num melhor dimensionamento do problema de segurança do trabalho no país. Este trabalho insere-se no contexto de apresentar e analisar o número de acidentes de trabalho em três países do Brics (Brasil, Índia e Rússia) a partir de dados estatísticos disponibilizados em sites internacionais, nos últimos quatro anos, cruzados com indicadores quantitativos de trabalhadores ativos de cada país. Dessa forma, buscou-se comparar a quantidade de acidentes de trabalho em relação ao número de trabalhadores em países com características semelhantes abrindo caminho para pesquisas mais aprofundadas sobre as causas e consequências da diferença estatística entre eles. Além disso, fornecem subsídios para o planejamento de ações nas áreas de segurança e saúde do trabalhador.

PALAVRAS-CHAVE: Indicadores estatísticos, acidentes de trabalho, segurança do trabalho, Brics.

ABSTRACT: Work accidents , besides affecting the actual work activity also influence the production and economic costs for companies , workers and their families . Data from the International Labour Organization show Brazil as one of the countries with the highest rate of accidents with fatalities in the world . The comparison between Brazil and emerging countries that have similar economic and social characteristics can result in a better determination of the problem of job security in the country . This work is in the context of present and analyze the number of accidents at work in three of the BRIC countries ( Brazil , India and Russia) from statistical data available on international sites, the last four years , cross- quantitative indicators of workers assets of each country. Thus , we compared the number of accidents in relation to the number of workers in countries with similar paving the way for further research on the causes and consequences of the statistical difference between them . Furthermore , a basis for planning actions in the areas of safety and occupational health.

KEYWORDS: Statistical indicators, accidents at work, occupational safety, Brics.

__________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais. Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de riscos passíveis de provocar acidentes. Logo, a análise de fatores em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas -ABNT (1995) define acidente de trabalho da seguinte forma: “termo caracterizado como uma ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca a lesão pessoal ou que decorre risco próximo ou remota dessa lesão.”

O trabalho pode gerar vida e saúde, mas também pode gerar mortes, doenças, incapacidade parcial ou permanente do individuo ao exercer suas funções, sendo necessária a criação de novas técnicas para controle e prevenção de acidentes.

A Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho são fundamentais para o sucesso empresarial, contribuindo para a redução do absentismo e da sinistralidade e para o aumento da produtividade e da competitividade. Existem muitos casos em que é possível aumentar a produtividade simplesmente com a melhoria das condições de trabalho.

Países em desenvolvimento, como os países que fazem parte do BRICs (Brail, Índia e Rússia) precisam levar a questão da segurança de forma prioritária como um dos pilares de desenvolvimento do país e buscar formas de investimento e capacitação das empresas públicas e privadas.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Qual o posicionamento do Brasil referente à segurança do trabalho em relação países que também fazem parte do BRICs como Índia e Rússia?

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, desde 2003, adotou 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o relatório, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.

Segundo o estudo da Organização internacional do Trabalho - OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos.

Na década de 1970, o Brasil registrava uma média de 3.604 óbitos para 12.428.826 trabalhadores. Nos anos 1980, o número de trabalhadores aumentou para 21.077.804 e as mortes chegaram a 4.672. Já na década de 1990, houve diminuição: 3.925 óbitos para 23.648.341 trabalhadores.

A mensuração dimensional destes dados, porém, poderá ser feita através da comparação de índices quantitativos de acidentes de trabalho entre países que possuem características semelhantes de desenvolvimento e compreensão dos principais motivos que levam ao acidente e levantamento de medidas mais eficazes.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Avaliar o posicionamento do Brasil referente à segurança do trabalho em relação a dois países do BRICs – Índia e Rússia, para que possa mensurar a dimensão do número de acidentes de trabalho no país.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Pesquisar número de habitantes dos países Brasil, Índia e Rússia;

• Levantar o número de trabalhadores ativos de cada país em análise;

• Levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com