TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ESTAGIO

Exames: TRABALHO DE ESTAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO VIDA ATIVA “ É PRECISO SABER VIVER”

1- APRESENTAÇÃO

O Projeto Vida Ativa “É PRECISO SABER VIVER” é uma ação do Centro de Referência de Assistência Social, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que objetiva fortalecer a rede atenção aos idos e promover o bem-estar e a qualidade de vida através de um conjunto de atividades teóricas e práticas para os idosos, residente na cidade de Marilândia, estando na faixa etária de 50 anos acima. Para a realização do projeto busca-se um trabalho interdisciplinar nas seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Clínica Médica, Educação Física e fisioterapia, onde cada segmento contribui para o enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos conhecimentos específicos de cada área.

2- JUSTIFICATIVA

O envelhecimento populacional é observado em quase todo o mundo. Os avanços na área da saúde, a descoberta de remédios, investimentos em campanhas de vacinação e em saneamento básico, melhores condições de moradia, entre outros fizeram a expectativa de vida dobrar no século passado de 34,7 anos em 1900 para 68,5 em 2000, valor que atualmente ultrapassa 71 anos. Há evidencias de que a situação socioeconômica exerce influência sobre a saúde dos idosos. Em análise dos dados, os idosos com renda mais baixa apresentaram piores condições de saúde, pior função física e pouco uso de serviços de saúde.

Esse quadro geral da situação da população idosa tem resultado no crescimento das demandas sociais, tornando imprescindível a criação de meios e instrumentos que permitam aos gestores públicos viabilizar ações mais efetivas e melhorar o planejamento e o monitoramento dessas políticas, possibilitando o fortalecimento da rede de atenção à pessoa idosa.

Felizmente, está aumentando a consciência crítica sobre as questões que envolvem o envelhecimento, principalmente por intermédio da Lei 8.842 que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso na garantia de direito a saúde, previdência, educação, família, moradia, cultura, esporte e lazer.

Na perspectiva de um envelhecimento bem sucedido, não há como negar os benefícios da prática regular e moderada da atividade física, pois ações ligadas à adoção de ritmo de vida mais ativo, diretamente relacionado a exercícios corporais, promovem a melhoria da autonomia, da saúde física e psicológica, o bem estar e a qualidade de vida das pessoas idosas.

Acreditando nessa proposta de atuação e nas potencialidades desses usuários, o Projeto “È Preciso Saber viver” desenvolverá um amplo programa de atividades físicas e ações recreativas que atenderá todo o município e terá como metas proporcionar o bem estar físico, social e emocional dos participantes. As atividades que serão desenvolvidas irão favorecer momentos de descontração, de liberação, de cooperação, de interação, de criatividade, contribuindo em muito para a vida em grupo.

Enfim, por acreditar que para o envelhecimento ativo é fundamental a preservação do potencial para o desenvolvimento do indivíduo e, que este pode ser estimulado e aprimorado dentro dos limites de plasticidade individual permitida pela idade e estabelecida por condições individuais de saúde, estilo de vida e educação, é que se enquadra uma proposta de ação como esta – pautada na conquista da longevidade, com a perspectiva de aumentar a expectativa de vida de maneira saudável e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que estão envelhecendo, entre elas as que estão frágeis ou incapacitadas fisicamente e que requerem cuidados especiais.

3- OBJETIVOS

3.1- OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, bem como palestras e estudos de cunho informativo para o município de Marilândia, estando na faixa etária acima de 50 anos, visando a melhoria da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional dos idosos.

3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ampliar os conhecimentos acerca da problemática dos idosos, contribuindo com propostas para a resolução da mesma;

• Promover momentos de descontração, de interação entre o grupo, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiadoras e que levam a novas descobertas;

• Propor atividades físicas adaptadas as reais necessidades dos idosos, favorecendo desta forma, a melhora da autoestima, do equilíbrio, da destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades;

• Provocar através de atividades estimulantes e desafiantes a socialização e a autoconfiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.

4- PÚBLICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com