TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GEOPOLÍTICA AS GUERRAS MUNDIAIS

Por:   •  15/5/2020  •  Exam  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Quais foram às causas que fundamentaram a PRIMEIRA guerra mundial? Explique.

As causas que deram origem A Primeira Guerra Mundial, foram vários fatores acontecendo ao redor do mundo, como por exemplo as alianças militares entre países, mesmo sendo aquela aliança com ressalvas já que os países não eram aliados de fato e sim buscavam um objetivo em comum, disputas econômicas entre países de alianças contrárias e a busca em ser a maior potência financeiras e militar dentre os países da Europa vindo da Alemanha, que causou uma grande insegurança em alguns países que se opuseram. Causando um clima tenso na Europa onde os países de ambos os lados dessa disputa tentavam buscar novos aliados e conseguir mais armas e dinheiro, pra estar melhorado para guerra.

 2 - Quais foram os fatos específicos (“estopim”) que levaram à eclosão do conflito (primeira guerra mundial)?

A morte do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando, por um nacionalista bósnio, durante sua vista a Bósnia, aquilo foi considerado pelos nacionalistas como uma provocação. E a morte do arquiduque, iniciou uma tensão entre vários países, dando início a Primeira Guerra.

3 - Quais foram os países que formavam a Tríplice Entende e a Tríplice Aliança? Algum país mudou de lado? Explique. Qual foi a posição do Brasil neste conflito?

Tríplice Entente formada por Rússia, Grã-Bretanha e França, e Tríplice Aliança formada por Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano.

Durante a Guerra a Itália mudou de lado, já que fazia parte da Tríplice Aliança, mas após o início da Guerra se recusou a participar, e em 1915 migrou para a Tríplice Entente entrando para a guerra de fato.

O Brasil fez parte da Tríplice Entende, colaborando com pequenas missões aéreas e marítimas.

4- O que foi o Tratado de Versalhes? Como contribuiu para a deflagração da segunda guerra mundial?

O Tratado de Versalhes foi um documento elaborado entre os países vencedores da guerra, criado para poder punir a Alemanha e os demais países aliados a ela por seus crimes e atos cometidos durante a guerra. Algumas das punições foram, a Alemanha perder suas colônias e seus territórios.

O Tratado de Versalhes deixou uma marca de ressentimento muito grande dentro da Alemanha, que ficou muito prejudicada economicamente e com a moral abalada, fazendo crescer muito o nacionalismo e a aversão as outras raças, criando a figura nazista dentro do país.

5- Quais foram as causas que fundamentaram a SEGUNDA guerra mundial?

A queda da Alemanha na primeira Guerra, e as punições sofridas após a Guerra, fez com que a Alemanha alimentasse um sentimento nacionalista e fosse contra outras povos e raças, criando o sentimento nazista no povo. Esse sentimento junto com líderes bem influenciadores e uma economia muita afetada fomentou essa ira e fez com que a Segunda Guerra fosse criando seu caminho inevitável.

6 - Quais foram os fatos específicos (“estopim”) que levaram à eclosão do conflito (segunda guerra mundial)?

As invasões em pequenos países, lideradas por Hitler, em países aliados a França e a Inglaterra, obrigou que esses países entrassem a briga se manifestando contra Alemanha.

7 - Quais foram os países (países do Eixo e Aliados) envolvidos no conflito? Algum país mudou de lado? Qual foi a posição do Brasil neste conflito?

Os principais países pertencentes ao grupo dos Aliados eram Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos que lideraram esse lado e do outro lado os principais do grupo Eixo eram a Alemanha, Itália e Japão. O Brasil fez parte nessa Guerra estando ao grupo dos Aliados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com