TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTAO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO DE GESTAO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  3.446 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS – FUNENSEG

CURSO PARA FORMAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS

PLANO DE NEGÓCIO

JOSE LUIS C. FIGUEIREDO

MARCIO ASSIS

JOSELIA REGINA F CAMPOS

São Luís

2010

ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS – FUNENSEG

CURSO PARA FORMAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS

PLANO DE NEGÓCIO

JOSE LUIS C. FIGUEIREDO

MARCIO ASSIS

JOSELIA REGINA F CAMPOS

Professor: Rodrigo Câmara

Disciplina: Gestão Empresarial

São Luis

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................ 4

1 PLANO DE NEGÓCIO ...................................................... 5

1.1 Benefícios ......................................................... 5

1.2 Planejamento Estratégico no Negócio ................ 6

1.3 Descrição da Empresa / Empreendimento ........ 6

1.4 Produtos e Serviços ......................................... 6

1.5 Análise do Mercado ........................................... 6

1.6 Plano de Marketing .......................................... 6

1.7 Plano Financeiro ............................................... 7

1.8 Como Manter atual um Plano de Negócios? ...... 7

CONCLUSÃO ................................................................... 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................... 9

INTRODUÇÃO

O cenário atual brasileiro aponta para a necessidade das organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acesos o compromisso e a paixão que as movem. Assim, o presente trabalho abordará o tema Plano de Negócio, a fim de auxiliar no processo de gestão.

Ao se construir o cenário futuro de uma empresa, obtém-se o direcionamento a ser seguido pela mesma. Todavia, o Plano de Negócio está longe de ser uma fórmula mágica, onde tudo ocorre conforme planejado. Ele diz respeito, sim à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa, bem como sua evolução esperada. A ênfase do Planejamento Estratégico está em direcionar, identificar e desenvolver, muito mais do que estabelecer objetivos concretos ou em predizer o futuro (SILVA, 2003). Ainda, considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Para muitos empresários, Planejamento Estratégico é ferramenta exclusiva das grandes organizações. Ainda não se tem hábito de planejar, prever, antecipar-se aos fatos e aos cenários. Todavia, faz-se de fundamental importância, diante do cenário atual, que as empresas promovam mudanças e que busquem meios e condições de anteverem situações relevantes ao seu core business.

Core business: expressão que define o negócio central de uma dada empresa.

1 PLANO DE NEGÓCIO

Planejar é essencial para o sucesso de qualquer tarefa. Planejar significa formular metas, objetivos e estabelecer orientações para o futuro de uma empresa ou oportunidade de negócio. Deste modo, há um determinado número de fatores críticos que deverão ser levados em consideração para um processo de planejamento com sucesso: a) Metas - Estabelecer metas realistas a atingir. Estas deverão ser específicas, mensuráveis e estabelecidas com limites temporais. b) Compromisso - A tarefa a empreender deverá ser assumida por todos os envolvidos. c) Prazos - Deverão ser estabelecidas datas-chave, subdividindo a meta final e permitindo uma monitorização contínua e uma medição da evolução no tempo. Contingências - Eventuais obstáculos deverão ser antecipados e estratégias alternativas deverão ser formuladas.

1.1 Benefícios

a) O plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio. b) Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados. c) Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa. d) Serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores. e) Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos. f) Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito, para que os objetivos do negócio sejam atingidos. g) Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado. h)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com