TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho gestao empresarial

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.044 Palavras (17 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração

ANDERSON BATISTA MOURA

DÉBORA AMORIM MARTINS DE ALMEIDA

FABIANE DE LOURDES DORNELAS MEDEIROS

MARCOS VINICIOS DA SILVA

RAFAELA COELHO

WALTER ROCHESTER BARBOSA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

FRIGORÍFICO VACA VIÚVA

[pic 3]

Manhuaçu                                                                                                                         2018

ANDERSON BATISTA MOURA

DÉBORA AMORIM MARTINS DE ALMEIDA

FABIANE DE LOURDES DORNELAS MEDEIROS

MARCOS VINICIOS DA SILVA

RAFAELA COELHO

WALTER ROCHESTER BARBOSA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO 

FRIGORÍFICO VACA VIÚVA

Trabalho apresentado ao Curso (Administração)  da UNOPAR – Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina[Direito Empresarial, Legislação Social e Trabalhista, Métodos Quantitativos, Modelos de Gestão, Responsabilidade Social e Ambiental, Seminario Interdisciplinar III].

Prof. André Machado

Emília Yoko Okayama

Henry Tetsuji Nonaka

João Scaff

Luisa Maria Sarabia Cavenaghi

Marcus Silva de Jesus

Natalia Branco Lopes Krawczun

Suzi Bueno de Almeida

Manhuaçu

2018

 2.0 Desenvolvimento

 2.1 Principio da Separação entre a pessoa jurídica e os membros que integram a sociedade.

Significa, que será desconsiderado a personalidade da pessoa jurídica e da pessoa física.Por que a pessoa juridica é abstrato de existência, porém possui responsabilidade , direitos e obrigações.

Então entra neste contexto o principio da Autonomia, onde a natureza jurídica, tem autonomia que é a responsabilidade irá responder por todos os atos. Assim não compremetera o patrimônio dos socios, já que foi por sua vez foi separado. O patrimonio da pessoa juridica não se confunde com os das pessoas fisicas que as compõe , através do principio da autonomia patrimonial, essa separação decorre de sua própria personalidade jurídica.

Devido à proteção patrimonial que possui a pessoa jurídica, em muitas sistuações ela utiliza-se desse benefício para  se desviar seus prinpípios e fins, cometendo fraudes e abusos.

Por este motivo, no intuito de coibir os possíveis abusos e desvios que poderão ser cometidos pelas pessoas jurídicas em razão da autonomia e proteção patrimonia, foi criada a teoria da desconsideração da personalidade. A desconsideração da personalidade jurídica permite superar a separação entre os bens da empresa e dos seus sócios para efeito de determiniar obrigações.

CC/16- Lei n°3.071 de 01 janeiro de 1916

Art.20. As pessoas jurídicas tem existência distinta da dos seus membro.

§1° Não se poderão constitituir, sem previa autorização, as sociedades, as agências ou estabelecimentos de seguros, montepio e caixas econômicas, salvo as cooperativas e os sindicatos profissionais e agrícolas, legalmente organizados.Se tiverem que funcionar no Distrito Federa, ou em mais de um estado, ou em território não constituídos em estados, a autorização será do Governo Federal; se em um só Estado, do governo deste.

§2° As sociedades enumeradas no art.16, que, por falta de autorização ou de registro, se não reputarem pessoas jurídcas, não poderão acionar a seus membros, nem a terceiros, mas estes poderão responsabilizá-las por todos os seus atos.

Contudo os impactos contábeis; a contabilidade fara os registros contábeis da movimentações para a empresa (pessoas jurídica), como dissemos é dela toda a responsabilidade pelas movimentações e pelos fatos ocorridos até chegar a falência, até porque o da empresa não pode nem deve ser confundido com o patrimonio dos sócios.

Enfim não haverá impactos na contabilidade.

A falência: falência como o fato jurídico que atinge o comerciante submetendo-o a um rocesso judicial para arrecadar meios de pagamentos devido aos credores e até mesmos os trabalhadores da organização falida, e que não foram pagas pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o patrimônio disponivel era menor do que o devido. A falência visa proteger não somente o credito individual de cada credor do devedor em específico, o crédito público, e assim, auxiliar e possibilitar o desenvolvimento e a proteção da economia nacional.

Principios Falimentar

  • Preservação da Empresa: em razão de sua função social, a empresa deve ser preservada sempre que possível, pois gera riqueza econônomia e cria emprego e renda, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento social do País. Além disso, a extinção da empresa provoca a perda do agregado econômico representado pelos chamados intangíveis como nome, pontocomercial, reputação, marcas, clientela, rede de fornecedores, treinamentos, perspectiva de lucro futuro, entre outros.
  • Rigor na Punição de Crimes Relacionados à Falência e a Recuperção Judicial: é preciso punir com severidade os crimes falimentares, com o objetivo de coibir as falências fraudulentas, em função do prejuizo social e econômico que causam. No que tange à recuperação judicial, a maior liberdade conferida ao devedor para apresentar proposta a seus credores precisa necessariamente ser contrabalançado com punição rigorosa aos atos fraudulentos praticados para introduzir os credores ou juizo a erro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
  • Proteção ao Trabalhador: os trabalhadores, por terem como únco ou principal bem sua força de trabalho, deve ser protegidos, não só com precedeência no recebim,ento de seus créditos e na recuperação judial, mas com instrumentos que por preservarem a empresa, preservem também seus empregos e criem novas oportunidades para agrande massa de desempregados.
  • Retirada do Mercado de Sociedades ou Empresários não Recuperáveis: caso haja problemas crônicos na atividade ou na administração da empresa, de modo a inviabilizar sal recuperação, o estado dve promover de forma rápida e eficiente sua retirada do mercado, a fim de evitar a potencialização dos problemas e o agravamento da situação dos que negociam com pessoas ou sociedades com dificuldades insanáveis na condução do negócio.
  • Separação dos conceitos de Empresa e de Empresário: a empresa é o conjunto organizado de capital e trabalho para a produção ou circulação de bens ou serviços. Não se deve confundir a empresa com a pessoa natural ou jurídica que a controla. Assim, é possível preservar uma empresa, ainda que haja a falência, desde que se longo aliená-la a outro empresário ou sociedade que continue sua atividade em bases eficientes.
  • Recuperação do Mercado de Sociedeades ou Empresários não Recuperáveis: sempre que for possível a manutenção da estrutura organizacional ou societária ainda que com modificações o estado deve dar instrumentos e condições para que a empresa se recupere, estimulando,assim a atividade empresarial.
  • Segurança Jurídica: deve-se conferir às normas relativas à falência, à recuperção judicial e à recuperação extrajudical tanta clareza e precisão quanto possível, para evitar que multiplas possibilidades de interpretação tragam insegurança jurídica aos instirutos e, assim, fique prejudicado o planejamneto das atividades das empresas e de sias contrapartes.
  • Participação Ativa dos Credores: é desejável que os credores participem ativamente dos processos de falência e de recuperação, a fim de que, deligenciando para a defesa de seus interesses, em especial recebimento de seu crédito, otimizem os resultados obtidos comprocessos comr] redução da possibilidade de fraude ou mal versação dos reciursos da empresa da massa filiada.
  • Redução do Custo do Crédito no Brasil: é necessario conferir segurança jurídica aos detentores de capital, com preservação das garantias e normas precisas sobre a ordem de classificação de créditos na falência, a fim de que se incentive a aplicação de recursos financeiros a custo menor nas atividades produtivas, com o obejtivo de estimular o crescimento econômico.
  • Celeridade e Eficiência dos Processos Judiciais: é preciso  que as normas procedimentais na falência e na recuperação de empresas sejam, na medida do possível, simples, conferindo-se celebridade e efici~encia ao processo e reduzindo-se a burocracia que atravancava seu curso.
  • Maximização do Valor dos Ativos do Falido: a lei deve estabelecer normas e mecanismos que assegurem a obtenção do máximo d]valor possível pelos ativos do falido, evitando a deterioração provocada pela demora excessiva doprocesso e priorizando a venda da empresa em bloco, para evitar a perda dos intangíveis.Desse modo, não se protgem os interesses dos credores de sociedades e empresários insolventes, que têm por isso sua garantia aumentada, mas também dimunui-se o risco das transações economicas, o qie gera eficiência e aumento da riqueza geral.
  • Desburocratização da Recuperação de Microempresas e empresas de Pequeno Porte: a recuperção das micro e prqeunas empresas não pode ser invibilizada pela excessiva onerosidade do procedimenro. Portanto, a lei deve prever, em paralelo às regras gerais, mecansimos mais simples e memons onerosos para ampliar o acesso dessas empresas à recuperção.

2.2 Métodos Quantitativos

Segue abaixo apresentação da tabela.

Tabela 1- Alguns Gastos da Empresa “Vaca Viúva” nos últimos 12 meses.  [pic 4]

Fonte: Produção textual pdf (2018, p. 5)

2.2.1  Segue abaixo  um gráfico de cada variável do anexo da tabela excel acima.

Gráfico 1- Salário

[pic 5]

Gráfico 2- Transporte

[pic 6]

Gráfico 3- Energia Elétrica

[pic 7]

Gráfico 4- Água

[pic 8]

2.2.2 Calculando a Média Aritmética

Para calcular a Média Aritmética é só pegar todos os valores do conjunto e somar, assim que somar e encontrado o valor total do conjunto, conte a quantidade de valores no conjunto, e divida a soma total na quantidade dos números que tem neste conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com