TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Gestão Empresarial FGV - Marketing

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.154 Palavras (17 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 17

1 – INTRODUÇÃO - SUMÁRIO EXECUTIVO (Objetivo Geral, Fundação, Histórico, Missão, Visão e Metas)

O escopo inicial do presente trabalho cinge-se a apresentar um Plano de Marketing que auxilie a Fantasia S.A. a conquistar a fidelização de 150 clientes do segmento privado, tendo em vista as incertezas que se apresentam no ano de 2006, face às eleições que nele ocorrerão.

Cabe ressaltar que na atual conjuntura da empresa o seu faturamento advém, em sua maioria, do segmento público. Todavia, a empresa acha-se vulnerável a este seguimento e almeja novamente abranger o mercado privado, que praticamente abandonou no ano passado.

Pois bem.

Preliminarmente, a empresa FANTASIA S.A. é uma pessoa jurídica de direito privado com o capital 100% brasileiro, com sede em Araçoiaba da Serra – SP, que atua no seguimento de Tecnologia da Informação, a qual iniciou seus trabalhos no ano de 1990.

A empresa oferece diversos serviços e soluções que vão desde a locação de equipamentos, passando pela microinformática, infraestrutura, gerenciamento de redes, entre outros. Todavia, o campo de excelência da empresa reside no desenvolvimento de sistemas customizados.

Ademais, cumpre esclarecer que a empresa FANTASIA S.A. atua em regime de parceria com grandes empresas multinacionais, entre elas estão a IBM, a HITACHI, a MICROSOFT e a HEWLETT-PACKARD, entre outras.

Ainda, neste sentido, a empresa FANTASIA S.A. possui uma carteira importante de clientes do setor público, destacando-se o MINISTÉRIO DA SAÚDE, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Em suma, trata-se de uma empresa consolidada no mercado e com grandes ambições dentro de sua área, sejsaa tanto no setor público quanto no privado.

Entretanto, diante da alta dependência que a empresa vem sofrendo em relação ao Setor Público, fez com que a mesma voltasse a se preocupar com o atendimento prioritário às empresas do setor privado, como já havia feito em um passado recente. Logo, o plano de marketing do presente trabalho terá como foco essa reconquista do mercado privado, haja vista, como já informado acima, o cenário de incertezas que se apresenta no ano de 2006 e que atingem diretamente os clientes do setor público.

Para auxiliar a empresa FANTASIA S.A. em sua nova empreitada, faz-se necessário traças novas diretrizes de foco e de planos estratégicos, que vão desde a missão, visão e metas até a vantagem competitiva sustentável.

Partindo desses princípios, terá como missão a integração de soluções de tecnologia da informação voltadas para o mercado farmacológico, visando à comunicação facilitada entre os setores, melhorias e ganhos no planejamento de recursos e unificando a visão dos setores para aperfeiçoar as tomadas de decisões das empresas. Ou seja, o ERP (Enterprise Resource Planning) ira auxiliar as empresas clientes a utilizar melhor seus recursos (reduzindo gastos desnecessários), ampliando consequentemente seus resultados positivos.

Já no que tange as metas, a empresa FANTASIA S.A. é ambiciosa, haja vista que pretende nos próximos 12 (doze) meses reconquistar 150 cientes potenciais (os quais já foram seus clientes, mas estão inativos). Se não bastasse isso, 50 (cinquenta) destes clientes deverão ser conquistados no prazo útil de 06 (seis) meses, acentuando os objetivos ambiciosos desta empresa.

Assim, prover um novo direcionamento com foco em grupos farmacêuticos (desde os antigos clientes até os novos), associado com o mapeamento inicial de áreas de atuação na região da matriz e por todo o Estado de São Paulo, e de forma complementar o mercado nacional (já que empresa atendia Entidade e Órgãos Públicos de âmbito federal, possuindo experiência para tanto) é uma das metas da empresa FANTASIA S.A..

O Portfólio oferecido pela empresa abrange ERP, CRM (para fidelizar clientes-chaves), BI (para obter informações analíticas financeiras da empresa), entre outros, todos canalizados nas redes farmacêuticas.

De forma mais específica, a meta financeira da empresa consiste em conseguir um faturamento inicial, com base nos 50 primeiros cientes, de R$ 800 mil por mês. Para tanto, serão ofertados preliminarmente pacotes de soluções de ERP, com possibilidade de expansão para serviços especializados de CRM e até BI com flexibilidade nas negociações (customização ou personalização de ofertas).

De outro norte, uma boa e eficaz estratégia de marketing se torna fundamental para as ambições da empresa FANTASIA S.A., haja vista que quer retomar antigos cientes e conquistar novos parceiros estratégicos. Em um primeiro momento, trazer para o conhecimento dos clientes do setor privado que a empresa atuou diretamente no setor farmacêutico público, local onde a moralidade e eficiência eram pré-requisitos para prestação de serviços (licitação ou processos seletivos simplificados), e explanar a importância da atuação da empresa em diversos segmentos da área de Tecnologia da Informação.

Em suma, a linha de trabalho da empresa FANTASIA S.A. será direcionada para o compromisso com os clientes (suporte 24h para qualquer “bug”, por exemplo), o compromisso com os negócios (reuniões que avaliem o desempenho do projeto, como o KPI, por exemplo), e o compromisso com os grandes clientes e corporações (reunião com gerentes de contas, por exemplo). Assim, realizar um trabalho descentralizado canalizados nos clientes da empresa.

1 – OS OBJETIVOS SÃO CLAROS? ESPECÍFICOS? MENSURÁVEIS? DESAFIADORES, PORÉM ALCANÇÁVEIS?

A empresa Fantasia S.A. atua há mais de 25 anos no mercado de soluções para o mercado de solução de TI, possuindo como foco empresas ou grupos farmacêuticos, sendo médios e grandes negócios. A organização também atuou e continua prestando serviços para o mercado público, especificamente o Ministério da Saúde, Superior Tribunal de Justiça e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Em relação à faturamento, a companhia em questão atualmente possui grande parte dependente dos clientes do mercado público, e tem como foco para este ano de 2006 o mercado privado, porém sem deixar de atender os clientes anteriormente citados do segmento público.

Como principal objetivo, a empresa está mobilizada à apresentar ações que auxiliem especificamente a reconquista de 150 clientes da área privada, no decorrer do ano de 2006. Embora o ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com