TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por:   •  24/2/2020  •  Seminário  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

 CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA

RAIARA HORAS

BRUNO LIMA

ERICK COSTA

 

TRABALHO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BRAGANÇA PAULISTA

2019

RAIARA HORAS

ERICK COSTA

BRUNO LIMA

TECNOLOGIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao SENAI | CFP JH para obtenção de nota na disciplina Trabalho de Pesquisa Técnica do Curso de Aprendizagem Industrial Controle da Qualidade Industrial.

Professora : Iara Leme Russo Cury

BRAGANÇA PAULISTA - SP

2019

RAIARA HORAS

ERICK COSTA

BRUNO LIMA

TECNOLOGIA, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

Trabalho de obtenção de nota na disciplina de História da Ciência e Tecnologia apresentado à Professora Iara Leme Russo Cury, no Instituto Federal de São Paulo – Campus Bragança Paulista.

Professora: Iara Leme Russo Cury.

APROVADO EM ___ / ____ / 2019

BRAGANÇA PAULISTA - SP

2019

RESUMO

Esta pesquisa apresenta como tema central a Tecnologia e Desenvolvimento no Brasil, que é, e sempre foi muito discutido. Esse assunto possibilita as pessoas do presente e do futuro a atingir um nível satisfatório de conhecimento sobre tal tema, assim conhecendo todo caminho enfrentado para seu desenvolvimento chegar à onde está atualmente.

Podemos ver que a tecnologia vem todo dia avançando, e aos poucos ocupando lugares. O desenvolvimento é necessário, e o ser humanos tem que ter a consciência de que precisamos da Tecnologia tanto na saúde quanto na educação e em pesquisas.

Palavras chave: Tecnologia, Brasil, Desenvolvimento, Pessoas.

  1. TEMA

“Tecnologia, Ciência e Desenvolvimento no Brasil”.

  1. Delimitação do Tema

Como o Desenvolvimento da Tecnologia é visto pelas indústrias e como são tomadas para satisfazer as necessidades da população.

  1. PROBLEMA

Como o Desenvolvimento da Tecnologia é tratado, quais são os benefícios, prejuízos, impactos?

  1. JUSTIFICATIVA

Esse tema será pesquisado, porque contribuirá para o conhecimento das pessoas diante do assunto tratado. É necessário o conhecimento e o saber sobre o assunto que atinge a todos, futuras gerações e a economia.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho traz informações sobre a Tecnologia e Desenvolvimento no Brasil, no qual a tecnologia vem acelerando todos os processos da vida, seja no âmbito pessoal, no âmbito da produção de alimentos e industrial, entre outros. Nos últimos tempos a tecnologia vem se desenvolvendo de forma absurdamente rápida.

Esse desenvolvimento tecnológico tem o intuito de gerar conforto, bem-estar e ganho de tempo no dia-a-dia.

A Ciência e a Tecnologia:

Ciência representa o conhecimento através do estudo, pesquisa e prática.

A ciência está muito ligada com a área da tecnologia, pois grande parte dos avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento das tecnologias já existentes.

A Ciência na Computação:

Ciência da computação é uma área que envolve o estudo dos procedimentos de automatização e o modo de funcionamento de máquinas. É também uma área responsável pelo desenvolvimento e pela implementação de softwares, do processamento de dados digitais e de criação de algoritmos.

A Tecnologia:

As tecnologias novas são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado, e têm um papel muito importante na área da inovação.

O avanço da tecnologia tem provocado grande impacto na sociedade. Mas, por outro lado, a tecnologia resulta em inovações que melhoram o nível de vida ao ser humano. Como fatores negativos, tem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição das pessoas pelas máquinas ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle.

A história da Ciência no Brasil

        Diariamente, encontramos em noticiários, sites e nas mídias gerais, informações sobre o avanço tecnológico brasileiro, e também podemos saber como está indo o fluxo de pesquisadores, porém quando olhamos para o passado, conseguimos ver claramente que estamos numa época privilegiada, comparando que não existia a atuação da ciência.

        No conceito de Brasil Colônia se formos observarmos melhor, houve algumas atividades de estudo, desde a descoberta em 1500. Isso aconteceu por causa das explorações dos portugueses na terra brasileira e na trajetória da colonização dela, registros sobre a fauna e flora foram criados, como estudos a partir da observação dos povos nativos.

        Se formos definir o desenvolvimento da ciência no Brasil nos antepassados, não tiveram muitas contribuições para a história geral, pois os pesquisadores e teorias que foram considerados relevantes, estão caracterizados em outros países ou continentes.

        Depois de anos ter passado, pesquisadores e historiadores brasileiros, estudam os antepassados, nas tentativas de encontrar registros e formas que eram usadas na ciência. Para isso, os historiadores procuravam os métodos que eram utilizados para pesquisa.

Ciências Aplicadas no Brasil

A República Brasileira ignorou do Império, a partir daí houve uma autonomia no quadro institucional. Em meados do século XIX, foram criadas faculdades de Medicina, museus de história natural, escolas de Engenharia e institutos voltados a área da saúde.

Quando o federalismo foi implantado no sistema brasileiro, grandes instituições que boa parte delas duram até os tempos de hoje foram feitas, como: Serviço Sanitário de caráter microbiológico (1892), Escola Politécnica (1894), Mackenzie (1895), Museu de História Natural (1894), Escola de Farmácia (1898).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com