TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE LOGISTICA

Monografias: TRABALHO DE LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.352 Palavras (14 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 14

CUSTOS LOGÍSTICOS

GURUPI – TO

2013

ADRIANNY KARINY DA ROCHA AGUIAR

ELIAKIM WAGNER ALMEIDA

GISANE ALVES DE SOUSA AGUIAR

GLEICIELEM WANDERLEY VIANA

CUSTOS LOGÍSTICOS

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Unirg como requisito para obtenção de nota na disciplina de logística do curso de Ciências Contábeis.

Professora: Claudia Luna

GURUPI – TO

2013

Sumário

1 INTRODUÇÃO 5

2 CUSTOS LOGISTICOS 6

2.1 CUSTOS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO 7

2.1.2 CUSTOS COM PROCESSAMENTO DE PEDIDOS 8

2.1.3 CUSTOS COM ESTOQUE 10

2.1.4 CUSTOS DE TRANSPORTE 10

2.1.5 CUSTOS DE EMBALAGENS 11

2.2 FATOR DE COMPETITIVIDADE, FATOR QUE AFETA OS CUSTOS LOGISTICOS 14

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa fazer uma síntese dos principais custos logístico tais como os custos com transporte definindo os meios utilizados que são rodoviários, marítimo, ferroviário e o aéreo, custos com embalagem adequada ao tipo transporte e custos com armazenagem.

Outro fator importante na composição dos custos logísticos são os estoques. Se o transporte é rápido e frequente, então podemos manter níveis de estoques baixos, mas pagaremos caro pelo transporte. Por outro lado, se os lotes são grandes (grandes volumes, pouca frequência), então o estoque médio será alto e custo de estocagem será elevado. O custo do estoque é composto por diversos elementos: (1) o próprio valor do estoque que poderia estar investido rendendo juros e pela oportunidade do capital; (2) manter o estoque também custa dinheiro: seguros, obsolescência, perdas e outros riscos associados; (3) durante a operação de transportes, um pouco do estoque fica indisponível dentro dos caminhões – assim, o estoque em trânsito também compõe este custo; (4) finalmente, caso os estoques não sejam bem gerenciados, a empresa terá uma falta de produtos, e este custo é difícil de ser mensurado.

O local onde é feita a armazenagem também compõe o custo logístico. Assim, o custo com armazenagem envolve impostos, luz, conservação (ou aluguel caso o armazém seja alugado); para manusear os produtos são necessários equipamentos de movimentação e armazenagem, além de salários (e encargos) dos funcionários.

Um pouco menores, mas também importantes de serem considerados, estão os custos do pedido: custos relacionados ao material utilizado (papel, materiais de escritório, computadores), custos de pessoal (salários e encargos) e os custos indiretos (luz, telefone, dentre outros).

2 CUSTOS LOGISTICOS

Ao contrário do que se pensava, a logística é muito antiga. A logística é praticada desde o tempo das cavernas. Os nômades, de uma forma primária, já utilizavam a logística. Isso, pois tinham que se deslocar de um local para outro para conseguir melhor alimentação para sua tribo e se proteger de animais selvagens.

A logística de forma sistêmica passa a ser utilizada na arte da guerra. As divisões de suprimento abasteciam os exércitos nos tempos e locais certos, para aqueles que conseguiam a melhores estratégias de deslocamento das tropas, suprimentos e equipamentos – isso passou a ser um diferencial. Observado a semelhança da logística militar com as atividades industriais, esta estratégia passou a ser usada, com certo sucesso, nas empresas. Surge então, a expressão Logística Empresarial.

Segundo (Faria & Costa, p. 15 2007) A logística não deveria ter sua origem associada apenas às operações de guerra a missão da logística é entregar o produto certo, na hora certa no local certo ao menor custo possível, com esta missão as companhias vêem na logística um diferencial competitivo de mercado.

Muitas pessoas que estudam e trabalham com logística às vezes tem dificuldade em definir o que é a logística, e o que compõe o processo logístico. Quando se está em uma empresa, é essencial saber para onde o dinheiro está indo (ou por onde está saindo!), e compreender quais são os componentes dos custos logísticos é essencial nessa área.

Os custos logísticos, segundo o Institute of Management Accountants – IMA (1992), são “os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo”.

Esta conceituação considera os custos logísticos como aqueles em que a empresa incorre ao longo do fluxo de materiais e bens, dos fornecedores à fabricação (Logística de Abastecimento), nos processos de produção (Logística de Planta) e na entrega ao cliente, incluindo o serviço pós-venda (Logística de Distribuição), buscando a minimização (ou otimização) dos custos envolvidos e, garantindo a melhoria dos níveis de serviço aos clientes.

A função mais conhecida da logística são os transportes, e eles representam o maior percentual dos custos logísticos para a maioria das empresas. Considerando que a matriz de transporte brasileira, que utiliza fundamentalmente o transporte rodoviário mesmo para longas distâncias, faz com que os custos de transportes sejam muito elevados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com