TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE LOGISTICA

Casos: TRABALHO DE LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo teve como objetivo a recomendação para a modernização organizacional e operacional, analisando e apresentando métodos para aumentar a eficiência do planejamento e

otimização da cadeia de suprimentos, convergindo assim para a melhoria da qualidade da produção e monitoramento dos contratos, adequando-os as necessidades, demonstrando as

razões pelas quais deve ser implementada a Cadeia de Suprimentos.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente, afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.

Esta gestão é por vezes difícil, especialmente para um sistema que não tenha controle sobre toda a cadeia. Por exemplo, uma empresa que terceiriza uma parcela da produção ou da logística, deixou de ter controle sobre uma parte importante do processo. É difícil também porque a demanda do cliente é desconhecida na maioria das vezes e varia substancialmente de um mês ao outro, o que implica um planejamento da produção mais complexo. Os produtos a serem fabricados também podem mudar (nova estação, moda, modelos, melhorias), o que colocará em evidência a necessidade de uma estratégia de preços e cálculos de custos de fornecimento e estoque.

Foi evidenciado neste artigo, que há falta de organização na gestão de contratos e da cadeia de suprimentos, observando alguns pontos básicos a serem seguidos, como: estruturar uma equipe para coordenar as atividades, definir responsabilidades, estabelecer um sistema de informações e cadastrar o que foi executado, visando à formação de um banco de dados entre outros. O gerenciamento adequado desses recursos possibilita a redução do custo sem que haja a diminuição do lucro e conseqüentemente reduzindo o custo da construção.

Além disto, é apontado também a importância do processo de aquisição para o resultado final do empreendimento que depende de alguns fatores como: fornecer insumos ou serviços ao empreendimento atendendo aos parâmetros de qualidade e custo, negociar ao máximo com os fornecedores garantindo as melhores condições de compra e/ou contratação, avaliar e manter parcerias com fornecedores garantindo a melhoria contínua do processo.

Estas funções a serem desempenhadas pelo setor de suprimentos parecem óbvias, entretanto, o modo que se assume ao desempenhá-las é que definirá o diferencial de uma empresa para a outra.

Com relação a cadeia de suprimentos, é de extrema importância a diminuição dos problemas de comunicação entre o setor de suprimentos e as empresas. Para os processos internos, deverão utilizar computadores interligados entre si e formalizando processos administrativos de requisição de compras, facilitando a aquisição de serviços e/ou compra de materiais para a devida aplicação nas empresas. A disponibilidade destas informações aumenta a flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com