TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE RH

Trabalho Escolar: TRABALHO DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem po objetivo compreender o conceito do Comportamento Organizacional e o que enfatiza a percepção, motivação e mudança sob o ponto de vista de diversos autores, que venha ampliar os nossos conhecimentos dentro da organizaçãoe no espaço onde vivemos.

A organização necessita de pessoas que realize tarefas e, para a otimização dessa missão, deve buscar suporte nos princípios e estudos sobre motivação humana,quer intrínseca ou estrínseca e nos presssupostos das necessidades que mobilizam o comportamento hummano.

Em todo o mundo a expressão comportamento organizacional tem sido utilizada para denominar as habilidades humanas, incluindo motivações, comportamentos, comunicações intra e interpessoal, intra e intergrupal, desenvolvimento de atitudes, poder de liderança, estruturas e processos grupais, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humanado trabalho e a comunicação.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Oganizacional é um campo de estudos que ajuda prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.Pode-se dizer, então, que Comportamento Oganizacional é um campo de estudos que ajuda prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

CAPÍTULO 1

Comportamento Organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento, sobre como as pessoas agem dentro das organizações.

Segundo ROBBINS, stephen P: "Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização". (1999: 6). Assim, explica que a relação

entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Segundo CHIAVENATO, idalberto: " Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo doe indivíduos e grupos atuando em organização. Há influência das pessoas e grupos sobre a Organizações e vice- versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

A cultura, classe social, família, amigos, instituições , experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.

O Comportamento Organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

DEFINIÇÃO DE SISTEMA

Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito, operando sobre dados\energia\matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornece informações\energia\matéria.

Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados

ou abertos.

SISTEMA FECHADO

O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída(efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico.

Podemos considera como sistema fechado:

* As máquinas;

* Os motores;

* E quase toda a tecnologia inventada pelo homem.

Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado ( que seria hermético), nem totalmente aberto. Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente. O sistema fechado obedece a ás leis da física nesse relacionamento com o ambiente.

SISTEMA ABERTO

O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico.

* As organizações em geral;

* As empresas em particular;

* E todos os sistemas vivos, principalmente, o homem.

Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto é mediada que efetua transações ou intercâmbios ( entrada e saídas )com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interpendência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece as leis determinísticas da física.

CAPÍTULO 2

O conceito “inovação”

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo principalmente da sua aplicação,pode-se dizer que inovar é explorar com sucesso novas ideias,e obter grandeza para as empresas ,por meio de ideias bem construídas ,significando aumento no faturamento e acesso a novos mercados entre outro benefício. Dentre as varias possibilidades de inovar aquelas que se referem a inovações de produtos ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas.Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negocio e de processo e métodos organizacionais, ou ate mesmo novas fontes de suprimentos.

Com base no descrito acima, entrevistamos algumas pessoas obtivemos as seguintes respostas:

O que é a inovação, o que é inovar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com