TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SGA

Artigos Científicos: TRABALHO DE SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

ACIDENTE PLANTA DE PESTICIDA UNION CARBIDE EM BHOPAL 1984.

A Tragédia de BHOPAL foi um desastre industrial que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticida da empresa norte – americana UNION CARBIDE. É considerado o pior desastre industrial ocorrido até hoje, quando mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostos aos gases. O número total de mortes é controverso: Houve num primeiro momento cerca de 3.000 mortes diretas, mas estima-se que outras 10 mil ocorreram devido a doenças relacionadas á inalação de gás.

A UNION CARBIDE, empresa de pesticida de origem americana, negou-se a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, e, como conseqüência, os médicos não tiveram condições de tratar adequadamente os indivíduos expostos. Cerca de 150 mil ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde. As crianças que nascem na região filhas de pessoas afetadas pelos gases também apresentam problemas de saúde. Mesmo hoje os sobreviventes do desastre e as agências de saúde da índia ainda não conseguiram obter da UNION CARBIDE e de seu novo dono, a DOW QUÍMICA (DOW CHEMICALS), informações sobre a composição dos gases que vazaram e seus efeitos na saúde. Apesar deste quadro absurdo, a fábrica da UNION CARBIDE em BHOPAL permanece abandonada desde a explosão tóxica enquanto que resíduos perigosos e materiais contaminados ainda estão espalhados pela área, contaminando o solo e águas subterrâneas, dentro e no entorno da antiga fábrica.

A TRAGÉDIA

Segundo JOSÉ POSSEBON (coordenador de higiene do trabalho da funda-centro), a tragédia poderia ter sido evitada. Os sistemas de segurança da fábrica eram insuficientes, devido ao corte de pessoas com segurança imposto pela matriz da empresa, nos EUA, que por sua vez acontece por ser suficiente.

Até os dias de hoje não se sabe quem seria realmente o responsável pelo incidente, a empresa responsável pela UNION CARBIDE, a DOW CHEMICALS COMPANY, começou por acusar um suposto movimento terrorista indiano. Mais tarde, quando a história se tornou insustentável, acusou um empregado de sabotagem. O processo arrastou-se por longos anos até que um tribunal dos EUA decretasse que a sabotagem tinha sido o fator que levou ao desastre. DOW CHEMICALS nunca aceitou que o julgamento fosse feito no local onde efetivamente deveria ter sido realizado, na índia. O responsável pela fábrica continua foragido nos EUA e os pedidos de extradição para a índia foram sistematicamente recusados.

Em 2001, a DOW CHEMICALS QUÍMICA comprou a UNION CARBIDE. Por está aquisição, a DOW passou a ser responsável não apenas pelos ativos da empresa, como também por seus passivos ambientais e pelos crimes cometidos em BHOPAL. No entanto, a DOW continua negando sua responsabilidade pelo crime cometido.

A empresa tentou se livrar da responsabilidade pelas mortes provocadas pelo desastre, pagando ao governo da índia uma indenização irrisória em face. A gravidade da contaminação. A UNION foi intimada a compensar aqueles que, com o desastre, perderam sua capacidade de trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com