TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO _ TG.

Por:   •  11/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

 TG (Trabalho em grupo) Matemática

Prof. Julio Konevalick

Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.

(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país?

Justifique sua resposta.

Resposta:

A CRISE QUE AFETOU O MUNDO

No ano de 2011 o Brasil teve um crescimento econômico significativo em relação ao ano anterior, sendo de 4,2% nos primeiros 3 meses.

Segundo o portal brasil “esse crescimento coloca o país na quarta posição entres as nações emergentes que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O desempenho brasileiro supera apenas o da Rússia, que teve expansão de 4,1%”. Já no ano de 2010 o país estava na terceira posição ficando à frente apenas da Alemanha, e da Coreia do Sul.

Com esses dados podemos perceber que um dos principais fatores que fez a nação ter esse desenvolvimento econômico foi o grande fluxo de investimento estrangeiro, e tudo isso devido à crise da união europeia. Essa retração econômica na Europa obrigou algumas empresas a buscarem novos mercados como o BRICS. E como o Brasil tem sido uma ótima opção de investimento por ser uma das poucas economias que cresceram, a união europeia investe cada vez mais nele, 3


principalmente porque o país é cheio de recursos naturais renováveis, e por ter uma diversidade biológica contida na floresta amazônica. Outro fator que desencadeou o investimento estrangeiro, são os eventos esportivos que o Brasil sediou nesses últimos anos, como a copa das confederações, a copa do mundo, as olimpíadas, e as paraolimpíadas, que aconteceram nesse ano de 2016.

E a influência direta desse “Tsunami”, e o Brasil ter maiores chances de crescimento, valorização do real, desenvolvimento estrutural. E podendo também passar a fazer exportações para outros países.

Voltando a falar sobre a crise, podemos dizer que ela surgiu em 2008 atingindo vários países, sendo o primeiro deles os Estados Unidos. De acordo com o Guia da Carreira a união europeia foi uma das que mais sofreu, pois já possuía um grande déficit nacional elevado, e alguns estados dessa nação começou a acumular dividas. E a partir daí, no ano de 2011, a crise econômica na Europa começou. Tendo como países atingidos: Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. Onde a Grécia foi a primeira a ser atingida e chegou a ter um rombo nas contas públicas de 113% de seu produto interno bruto (PIB).

Levando em consideração todas as consequências dessa crise podemos citar algumas delas, como: Fuga de empresas investidores; aumento do desemprego; redução de gastos como forma de conter a crise; e contaminação da crise para outros países do mundo, que mantem relações comercias com a união europeia, inclusive o Brasil.

REFERÊNCIAS:

Sites

>https://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/06/brasil-mantem-crescimento-da-economia-em-2011< acesso em: 14. Set 2016.

Fonte: Agência Brasil - Blog do Planalto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com