TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Exames: TRABALHO FINAL DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Natal

2014

MICHELY KARINA GOMES DA SILVA

Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina

de Planejamento Estratégico para obtenção de

avaliação.

Natal

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES. 4

2.1.1 MISSÃO 4

2.1.2 VISÃO 5

2.1.3 VALORES 6

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA 7

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 7

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 9

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 10

3 DESENVOLVIMENTO E CRECIMENTO DA EMPRESA 10

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Estudo de caso sobre a maior empresa de cosméticos do país, criada em 1969 – Natura Cosméticos S.A. – em que vamos analisá-la sobre vários aspectos.

Iniciaremos por descrever e comentar sua Visão, Missão e seus Valores, passando pela sua Estratégia Genérica, analisando também seu Ambiente Setorial, considerando concorrente, clientes e fornecedores, bem como sua matriz SWOT (Forças e Fraquezas do Ambiente Interno versus Oportunidades e Ameaças do Ambiente Externo).

Por fim, serão apontados 3 (três) ações que visam o desenvolvimento e crescimento da empresa NATURA.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES.

2.1.1 MISSÃO

Missão da Natura:

“Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.”

A missão de uma empresa deve definir a sua razão de ser, o que ela produz, deve ser sucinta, objetiva, refletir seu planejamento estratégico e a realidade da empresa.

Segundo Peter Drucker:

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

Dessa forma, podemos avaliar que a Missão da Natura é bem sucinta, porém não identifica vários pontos necessários à construção de uma Missão.

Das 5 (cinco) perguntas necessárias à elaboração de uma missão, vamos analisar em quais a Natura “responde” ou não em sua Missão acima descrita:

1 - Qual o ramo de negócios/produtos/serviços especificamente ela atua?

Em sua Missão, a Natura só menciona que cria e comercializa produtos e serviços que promovem o bem-estar/estar bem. Falta, então, identificar que se trata de cosméticos, de produtos de beleza, cuidados e higiene pessoal.

2 - Para quem são esses produtos/serviços?

A Natura sequer menciona o nome “clientes” ou “consumidores”, não identificando seu público-alvo, para quem são feitos seus produtos.

3 - De que forma ela faz isso?

Faltou identificar de que forma: de maneira sustentável? São produtos de origem animal, vegetal? Quais seus colaboradores? Como se relacionam? Em fim, não se identifica na missão em que base é feita esta produção.

4 - Para que ela faz isso?

Neste tópico, ela deixa claro que faz esses produtos/serviços para promover o bem-estar/estar bem de seus consumidores/clientes.

5 - Onde é sua área de atuação?

A Natura também não menciona sua abrangência geográfica, em que lugar (es) ela atua.

Contudo, verificamos que o conceito de Missão da Natura não atende completamente às recomendações de um Planejamento Estratégico, justamente por não ser clara em seus objetivos, em seu cenário real.

2.1.2 VISÃO

Visão da Natura:

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

O conceito de Visão de uma empresa deve nos indicar onde e como a organização deseja estar em certo horizonte de tempo, seja 5 (cinco) ou 10 (dez) anos, ou em um longo prazo previamente estipulado.

O que podemos verificar na Visão da Natura é que ela não indica este horizonte de tempo, porém deixa claro aonde quer chegar ao mencionar que quer “ser uma marca de expressão mundial”.

Vimos coerência ao ligar comportamento empresarial com qualidade de seus produtos e serviços e nas relações estabelecidas com seu público relacional, sejam os clientes, sejam os fornecedores, sejam os colaboradores, ela inclui toda a comunidade com que se relaciona, mencionando ainda a natureza, o que nos remete à responsabilidade socioambiental que a mesma procura desenvolver ao longo de todo seu processo produtivo.

Sua Visão, embora não descreva alguns elementos necessários ao Planejamento Estratégico, é prática, tangível e coerente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com