TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL I

Ensaios: TRABALHO INDIVIDUAL I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.515 Palavras (15 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho em como objetivo aprimorar os conhecimentos aprendidos nas disciplinas do terceiro semestre, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso de uma empresa de papéis da cidade de São Paulo. Conforme as informações a empresa está passando por dificuldades de relacionamento e faltas de mercadorias. Desta forma, o trabalho propõe que devemos solucionar de forma simples e rápida as dificuldades, usando cálculos e métodos aprendidos no decorrer do curso e no nosso dia a dia no mercado de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente a empresa é composta de 110 empregados, entre eles são 40 mulheres e 70 homens. As empregadas (mulheres) da indústria de papéis não têm o costume de laborar na área de produção, mas sim no setor de embalagens dos papéis fabricados, pois o setor de embalagem e pacote precisa contar com o toque feminino.

A sua intenção, como administrador, em concentrar o trabalho feminino neste setor é assegurar um ambiente de trabalho mais sadio para as empregadas, objetivando reduzir os riscos a que estariam submetidas.

Em que pese tal fato, alguns problemas começaram a surgir. Algumas mercadorias que vinham da produção, e chegavam ao setor de pacote e embalagens, começaram a sumir algo que nunca tinha ocorrido quando somente homens laboravam no setor. Ao buscar a solução para o conflito, você (administrador) designa uma supervisora para realizar contínuas revistas nas empregadas.

A supervisora, com o fim de revistar de forma detalhada as empregadas, solicita que as mesmas tirem suas roupas, ficando apenas com as roupas íntimas.

Ana, uma das empregadas, não permite a revista e se nega em tirar as roupas. Em decorrência do ato de insubordinação, sentindo totalmente desrespeitada e para evitar que outras empregadas tomassem a mesma atitude, a supervisora dispensa Ana por justa causa.

Analisando o caso e lendo alguns artigos descobrir que a revista pessoal é legal, mas essa pratica sendo feita incorretamente principalmente em mulheres, ela na presença de outros funcionários ou com os comentários indevidos pode sim pode sim ser condenada. Então para o funcionário que foi designado para essa função tem que ser bastante cuidadoso quanto a esses detalhes.

Para se resolver o sumiço das mercadorias, ela poderia estar adotando um método que solucionaria esse problema sem causar tanto comentário ou processos, ela poderia estar adotando algumas planilhas de controle de estoque já que isso só estava acontecendo em um setor da fabrica, o controle de estoque cairia muito bem para essa situação sem levantar nenhuma suspeita de funcionários, ou também câmeras de segurança com isso a empresa ganha um dispositivo de segurança a mais,

além de tudo a funcionaria que foi demitida poderá entrar com uma ação para querer reparar danos morais sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa, mas porque isso? Por que qualquer júri que pegasse esse caso daria a causa ganha para o funcionário, por que a pratica de revista intima e considerada legal, mas da forma que foi feita foi abusiva caracterizando um abuso excessivo da parte da empresa.

No papel de administradora e para resolver o caso, de imediato suspenderia a revista e procurando acalmar o pessoal, com reunião e confraternização, com isso mostrar a eles que a empresa também precisa deles, esclarecendo a eles que a empresa está procurando solucionando o caso das faltas de forma mais amena.

Com isso, proponho fazer um programa que motive os colaboradores, deixando um ambiente saudável e agradável, contribuindo com bons resultados na produção. A motivação leva você em direção a um objetivo, para chegar a esse objetivo tem que haver persistência na ação, essa persistência acontece pôr causa da motivação. A motivação é a força impulsionadora em direção ao objetivo.

Motivar colaboradores é tarefa muito difícil, pois às vezes com uma ação você pode motivar uma pessoa e desmotivar outras, como por exemplo dando uma promoção a um funcionário, você pode acabar com as ideias do companheiro de função, deixando um motivado e alegre, trabalhando com vontade e outro sem perspectivas de sucesso na empresa.

Hierarquia das Necessidades

AUTO-REALIZAÇÃO: É o impulso de alcançar aquilo que se é capaz de alcançar: incluem crescimento, realização do próprio potencial e auto-satisfação.

ESTIMA: Incluem fatores internos de estima, tais como auto-respeito, autonomia e realização; e fatores externos, tais como status, atenção recebida e reconhecimento.

SOCIAL: Inclui afeição, sensação de pertencer, aceitação e amizade.

SEGURANÇA: Segurança social e proteção contra danos físicos e emocionais.

FISIOLÓGICAS: Incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais.

Infelizmente não existe nenhum programa padrão para a motivação de funcionários, mas é importante seguir algumas regras básicas:

1ª regra: A pessoa responsável por desenvolver o programa motivacional para empresa deve ser uma pessoa comunicativa, de preferência que já conheça as características da cultura organizacional da empresa e não possua inimizades com as pessoas de dentro da organização.

2ª regra: A pessoa responsável deverá buscar identificar quais as necessidades das equipes de trabalho ou dos funcionários.

As maiorias das pessoas possuem necessidades constantes de perceberem o quanto seu desempenho é importante dentro da organização, e que seu trabalho vem sendo reconhecido; outras pessoas sentem falta de uma integração maior entre os colegas de trabalho; outras pessoas acreditam que seu salário não condiz com a atividade que vem desempenhando; outras pessoas não se sentem mais úteis desenvolvendo outros tipos de atividades.

3ª regra: Após a identificação das necessidades dos funcionários, deve-se planejar e executar atividades voltadas a satisfazer as necessidades dos funcionários, mas sem fugir da realidade da empresa.

Existem várias maneiras de trabalharmos para motivarmos as pessoas, segue abaixo alguns exemplos aconselhados:

*Apareça para conversar: apareça regulamente para conversar com os funcionários, muitas vezes sentar na frente da mesa e perguntar como vão as coisas já estimulas as pessoas, que de outra forma podem passar meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com