TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR - GRUPO EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Artigos Científicos: TRABALHO INTERDISCIPLINAR - GRUPO EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Com base nos conteúdos vistos no decorrer do semestre e em experiências de profissionais na área da educação, professores que estão a vários anos no ensino e professores que estão atuando a pouco tempo. Faremos um comparativo dos métodos pedagógicos mostrando suas diferenças e suas concepções existentes, o seu desenvolvimento e consequentemente os resultados de cada um.

Basicamente temos três linhas pedagógicas que são seguidas pelas escolas hoje em dia: tradicional, construtivista e sócio-interacionista.

Concepção de conhecimento

Em síntese primeiramente falaremos da Gestalt-Behaviorismo tradicional. Conhecimentos adquiridos por meio do ambiente (externo-interno, pela experiência). Transmitido para o sujeito fragmentado, dividido por disciplinas, de caráter enciclopédico, memorizador e cumulativo. Currículo apresentado da parte para o todo. Subestima a capacidade intelectual do indivíduo em favor da memorização e privilegia a experiência como confirmação de conhecimento e formação de hábitos e comportamentos.

A concepção de ensino no método tradicional o ensino é transmissão de informações, valoriza-se o trabalho individual, atenção, concentração, esforço, ação repetitiva e a disciplina como formas de apreensão. O professor é a mola mestra do método. A exposição verbal, pratica dos exercícios e repasse de conteúdos fazem parte do processo de ensino, visando a preparação moral e intelectual de um determinado " modelo" de homem e de sociedade mudando o comportamento das crianças, leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, e repetir o que o professor ensina.

O papel do professor no tradicional age visando à transmissão de conhecimento para os alunos. Busca as respostas corretas para validar a aprendizagem do aluno acreditando firmemente em livros-testos, oferecendo aos estudantes apenas uma visão de assuntos complexos, conjunto de verdades. o professor é o único detentor do saber, é quem corrige, avalia e julga as produções e os comportamentos dos alunos, principalmente seus erros e dificuldades. Dominante dirige a aprendizagem do aluno. tem se noção de que o conhecimento consiste no acumulo de fatos e informações isoladas. o professor é exigente e rigoroso na tarefa de direcionar, punir, treinar, vigiar, organizar conteúdos e meios eficientes que garantam o ensino e a aprendizagem.

No método construtivista psicogenética (Piaget) os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estagio de desenvolvimento em que esta se encontra. O conhecimento é construído pelo próprio sujeito em interação com o objeto de estudo, a partir de suas potencialidades genéticas. Visa interdisciplinar, contextualizar, privilegiando a construção de conceitos e a criação do sentido. Segundo o método a atividade mental é construída pelo aluno por meio da apropriação progressiva e desenvolvimento das estruturas cognitivas, desde as mais simples às mais sofisticadas por meio de assimilação e acomodação. Privilegia a relação entre o sujeito e o objeto de estudo.

Na concepção de ensino, no método construtivista é tido como processo, estabelecido por meio de estagio de ensino-aprendizagem de acordo com o desenvolvimento mental. o método é baseado em problematizar atividades que envolvam o aluno e o objeto. os processos de ensino só podem se realizar a medida em que a criança estiver "pronta", madura para efetivar determinada aprendizagem. Procura desenvolver as crianças de acordo com seu estágio de maturidade mental, o modelo de homem será estabelecido a partir das experiências vividas. Nele o aluno deve refletir suas experiências e estabelecer estratégias de resolução das situações.

O papel do professor no construtivismo é de facilitador da aprendizagem e mediador do conhecimento. Ele encoraja e aceita a autonomia e iniciativa do aluno, criam situações provocadoras que possam caminhar para que o aluno tenha condições de gerar seus próprios conhecimentos, mediando as ações entre o aluno e o objeto de estudo. O professor lança uma questão desencadeadora com tempo para reflexão, depois trabalha os recursos para respondê-la. O professor é responsável pelo desenvolvimento dos estágios de maturidade dos alunos, procurando propor atividades direcionadoras.

Por fim, o método sócio-histórica ou sócio-interacionista (Vygotsky) o conhecimento é desenvolvido pela interação entre a criança, o meio, o objeto e as pessoas. O conhecimento é construído pela criança em interação com o objeto de estudo, a partir das relações estabelecidas nesse processo. Ele é interdisciplinar e contextualizado, mas leva em consideração a historicidade dos assuntos em questão para a construção do conhecimento. As estratégias mentais são estimuladas a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal para estabelecerem novas estratégias que estão prontas para serem apreendidas.

O método privilegia a interação entre o meio em que o objeto está e foi produzido e as relações afetivas e mentais envolvidas.

O ensino sócio-interacionista valoriza o contexto sócio cultural e histórico dos alunos e dos níveis de elaboração do conhecimento. A interação e a organização de situações de aprendizagem que envolvam o aluno em análise e reflexões são fundamentais para o método. Neste processo são fundamentais a pesquisa e o entendimento global dos conteúdos abordados.

A formação das crianças leva em consideração os valores socialmente construídos na perspectiva de estabelecer um "novo" homem, sempre melhor. o aluno, antes de tudo, é um ser historicamente construído, devendo desenvolver hipóteses para estruturar seu raciocínio.

O professor no sócio-interacionismo, elabora situações de aprendizagem e conflitos. Procura fazer com que os alunos estabeleçam o levantamento de hipóteses de acordo com os conhecimentos que tem. Compreende conceitos e vivências reveladas pelo aluno a partir de seu universo histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com