TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA "MULTI CAIXAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA"

Casos: TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA "MULTI CAIXAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho exigiu a busca de uma empresa de qualquer segmento de negócios que possuísse em sua estrutura o desenvolvimento das atividades exigidas pelo grupo de professores do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing da Universidade Norte do Paraná. Teve por objetivo capacitar os alunos em ações práticas voltadas a gestão empresarial, fundamentos de marketing, comportamento do consumidor e direito empresarial e do consumidor.

O trabalho foi dividido em seis partes, sendo que cada capítulo abrangeu uma área administrativa já citada acima. O mesmo foi desenvolvido em grupo com objetivo de estreitar relacionamentos, dividir conhecimentos sobre empresas da região até a escolha da empresa estudada, além de capacitar os envolvidos no aprendizado da organização, comprometimento, trabalho em equipe e desenvolvimento do raciocínio, confrontando a teoria das disciplinas estudadas no semestre com a realidade observada, abrindo os horizontes sobre o futuro da prática profissional.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

a) Nome da empresa: Multi Caixas Indústria e Comércio Ltda

b) Localização: Rua Angelin Bonafe, 53, Distrito Industrial, Palmitinho - RS. CEP 98.430-000.

c) Histórico da empresa: A empresa Multi Caixas Indústria e Comércio Ltda, foi constituída no dia 20 de fevereiro de 2003 por dois sócios, e teve seu início junto à loja Bonafé Materiais de Construção. Iniciou produzindo um modelo de caixa metálica para instalação de medidor de energia elétrica. Através de um trabalho sério e competente a empresa foi crescendo ano após ano, e hoje produz uma diversificada linha de caixas metálicas e acessórios para a instalação de medidores de energia elétrica, centrais de distribuição e demais instalações elétricas. Ao longo destes anos, pela diversificação da linha de produtos, e conseqüente aumento da demanda do mercado, a empresa necessitou ampliar sua produção, e mudou-se para uma área mais ampla e moderna com uma área de aproximadamente 1000 m², localizada no distrito industrial da cidade de Palmitinho. Em seu início, a Multi Caixas, contava com apenas um funcionário, sendo que hoje já aumentou este número para dez, em conseqüência da demanda e da busca por mão-de-obra qualificada, já que a empresa tem buscado disponibilizar ao mercado produtos com garantia de qualidade e bom acabamento. A empresa vem investindo continuamente nestes dois fatores que agregam valor ao seu produto e permitem sua solidificação no mercado. A empresa tem buscado continuamente a satisfação de seus consumidores, através de soluções modernas em materiais para instalação elétrica, e vem atendendo a toda a região sul do país. A Multi Caixas orgulha-se em ser uma empresa pioneira em seu ramo de atividades na região e pela satisfação encontrada em seus clientes com os produtos adquiridos. Através dos anos a Multi Caixas tornou-se uma empresa sólida e ciente da necessidade de um trabalho de qualidade para seu consumidor, sendo hoje uma das empresas mais conceituadas da região norte do Rio Grande do Sul em seu ramo de atividade.

d) Ramo de atividade e área de atuação: Fabricação de caixas metálicas e acessórios para a instalação de medidores de energia elétrica, centrais de distribuição e demais instalações elétricas.

e) Estrutura organizacional: Na empresa existe definição de setores, a maior parte deles destina-se à produção, sendo: estoque de matéria prima; tratamento de superfície e pintura; produção de caixas normais; produção de caixas sob medida; além de montagem, separação e estoque. O setor de vendas é partilhado entre representantes externos e os proprietários. Os representantes externos atuam em todo o estado do Rio Grande do Sul, responsáveis pela maior parte do volume de vendas da empresa.

f) Classificação da empresa quanto aos setores que pertencem e sua dimensão: A empresa em questão, quando classificada quanto ao Setor Produtivo encontra-se no Setor Secundário, já que trabalha em atividade ligada diretamente à industrialização de produtos, através de processos produtivos. Já na classificação quanto ao Setor da Sociedade, está enquadrada no Segundo Setor, no qual se enquadram as empresas privadas. Em se tratando da classificação de Dimensão da empresa de acordo com o número de funcionários, nos critérios do SEBRAE, a mesma classifica-se como Microempresa.

3 ESTRUTURAÇÃO DA ÁREA DE MARKETING

A empresa, até o momento, não dispõe de um departamento específico de marketing, sendo as decisões relacionadas a este assunto tomadas pelos sócios-administradores. Os administradores não vêm até o momento, a necessidade de criação de um departamento específico para o desenvolvimento do marketing, já que a empresa trabalha principalmente na venda a lojas e redes que comercializam este tipo de produto, neste caso consideram a divulgação ao consumidor final desnecessária, já que o mesmo costuma procurar este tipo de material em lojas especializadas nas quais a empresa busca colocar seu produto. A colocação do produto nestas lojas especializadas se dá através da visita do vendedor externo, que utiliza-se de seus meios particulares e individuais para convencimento da compra. No momento da visita do representante nas empresas revendedoras é deixado folders explicativos de cada produto, auxiliando na divulgação e memorização da marca.

No mesmo sentido não existe nenhuma agência de propaganda, já que como já citado anteriormente, não é considerado necessário a publicidade, e sim é considerado necessário que os vendedores externos demonstrem a qualidade e bom custo-benefício aos possíveis revendedores, que comercializarão os produtos no mercado final. Nos casos de necessidade de produção de material informativo e publicitário, a empresa busca junto aos prestadores de serviços gráficos, auxílio para a elaboração de material de acordo com a necessidade e repassando as características do produto e a sua idéia de divulgação.

Tratando-se ainda da divulgação ao cliente e do consumidor final, atualmente a empresa mantém um site sempre atualizado, no qual apresenta algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com