TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO: TÍTULO DO TRABALHO EM GRUPO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBEREABA-UNIUBE

MÁRCIA FERREIRA DOS SANTOS

MARIA DA CONCEIÇÃO SEIBERT SANTANA

PATRICIA JESUS DE OLIVEIRA

RAMAIANA DE ALENCAR MINZÉ SIMÕES

ROSA VIRGINIA BORGES FERREIRA DE OLIVEIRA

TRABALHO EM GRUPO: TÍTULO DO TRABALHO EM GRUPO

ITABUNA-BA

2015

MÁRCIA FERREIRA DOS SANTOS

MARIA DA CONCEIÇÃO SEIBERT SANTANA

PATRICIA JESUS DE OLIVEIRA

RAMAIANA DE ALENCAR MINZÉ SIMÕES

ROSA VIRGINIA BORGES FERREIRA DE OLIVEIRA

TRABALHO EM GRUPO: TÍTULO DO TRABALHO EM GRUPO

Trabalho em grupo apresentado ao Professor Marluci Consuelo Del Pomo Pereira para pontuação do componente Gestão Educacional.

                                                         ITABUNA-BA

                                                                  2015

INTRODUÇÃO

O trabalho é sobre Gestão Educacional das escolas brasileiras, como e onde tem sido sua atuação e qual o seu modulo. Com isso, construiremos conhecimentos sobre as mudanças para que a escola tenha uma gestão autônoma e democrática.

DESENVOLVIMENTO

Desde o início da década de 1980 o tema da gestão da escola e sua autonomia vem ganhando destaque merecido nos debates políticos e pedagógicos sobre a escola. Hoje o modelo escolar faz questão de propor a construção de instituições autônomas com capacidade de tomar decisões, elaborar projetos institucionais vinculados as necessidades e aos interesses de sua comunidade, administrar de forma adequada os recursos materiais, elaborar projeto pedagógico para definir atividades e metodologias de ensino vinculada à melhoria da qualidade do ensino e escolher as estratégias que lhe permitam chegar aos resultados desejados.

       Esse processo de mudança está vinculado em descentralizar a gestão educacional, consolidando a autonomia para diminuir a burocratização nos processos de decisão.

      As funções do gestor estão diretamente relacionados à organização e gestão, com base nas ações e operações necessárias ao funcionamento, as quais são planejamentos, organização, racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando condições e modos para realizar o que foi planejado, coordenação do esforço humano e coletivo do pessoal da escola e avaliação comprovação do funcionamento.

      Por isso a atuação do gestor tem descentralizado o poder distribuindo responsabilidade entre todos, demandando o desenvolvimento de espírito de equipe e noção de gestão autônoma, atentos aos desafios nas escolas, que muitas vezes se deparam com despreparam de profissionais, violência, não participação da família e falta de recursos físicos e materiais.

      As atividades docentes também abrangem a participação na organização e gestão de sistema e instituições de ensino, no planejamento, execução, coordenação, acompanhamento, avaliação de tarefas próprias do setor da educação, avaliação e experiências educativas não escolares, produção e difusão do conhecimento cientifico – tecnológico e pode atuar com crianças em hospitais e em organizações não governamentais (ONGS), também compõe equipes multidisciplinares de recursos humanos em empresas para dar treinamento e cursos aos funcionários e outros trabalhos.

      Embora se fale muito em democracia as raízes ainda estão na ditadura, o que acaba fazendo voltar um pouco atrás quando o que se quer de fato é avançar.Dentro do que é proposto de acordo com a LDB em relação a gestão, faz-se o que está ao alcance de todos, procurando ser profissionais sérios e responsáveis, tentando levar uma questão democrática em que todos tenham a oportunidade de participação e se sentirem acolhidos na escola e pela escola, procurando levar uma educação de qualidade e garantir a permanência do aluno, sempre que necessário, enquanto trabalho em creche, comunicando-se com os responsáveis informando da frequência que é tão importante como numa escola regular, pois a gestão escolar é uma peça fundamental do processo de transformação do processo de transformação educativa por meio do fortalecimento e da autonomia da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com