TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TECNOLOGIA DE GESTAO

Trabalho Universitário: TRABALHO TECNOLOGIA DE GESTAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

1.Quais foram os principais fatores que facilitaram o desenvolvimento da proposta de aprendizagem organizacional?

R. É possível pensar na aprendizagem organizacional como uma metáfora derivada da compreensão de aprendizagem individual, ou seja, as organizações aprendem por meio de seus membros individuais, o que torna fundamental a compreensão das teorias de aprendizagem individual. Porém, assim como este tipo de aprendizagem vem sendo estudado exaustivamente sem ter esgotado completamente a compreensão do funcionamento da mente humana, também a teoria da aprendizagem organizacional é apresentada pelo autor ,como em estágio embrionário.

Sob esta perspectiva de que a aprendizagem organizacional passa inicialmente pela aprendizagem individual revela-se a importância de que a Gestão de Pessoas seja um processo estratégico, dotado de práticas que privilegiem a aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento com foco na melhoria da capacidade competitiva da organização mediante as turbulências enfrentadas.

A Instituição de EPara Kim (1998), é possível pensar na aprendizagem organizacional como uma metáfora derivada da compreensão de aprendizagem individual, ou seja, as organizações aprendem por meio de seus membros individuais, o que torna fundamental a compreensão das teorias de aprendizagem individual. Porém, assim como este tipo de aprendizagem vem sendo estudado exaustivamente sem ter esgotado completamente a compreensão do funcionamento da mente humana, também a teoria da aprendizagem organizacional é apresentada pelo autor, como em estágio embrionário.

Sob esta perspectiva de que a aprendizagem organizacional passa inicialmente pela aprendizagem individual revela-se a importância de que a Gestão de Pessoas seja um processo estratégico, dotado de práticas que privilegiem a aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento com foco na melhoria da capacidade competitiva da organização mediante as turbulências enfrentadas.

2. Qual é a definição da tecnologia de gestão capital intelectual e qual é seu principal elemento intangível?

R. A partir da década de 1990, surge a tecnologia de gestão conhecida como capital intelectual, cujo conceito coloca o capital humano como o principal ativo intangível capaz de contribuir com a vantagem competitiva das empresas. Mas, para criar valor organizacional, as empresas devem ser capazes de reter seus funcionários que tenham potencial de criar e inovar.

3.Por que as empresas devem usar a tecnologia de gestão conhecida como gestão do conhecimento?

R. A criação de valor organizacional pode ser facilitada pela tecnologia de gestão conhecida como gestão do conhecimento, pela qual as empresas oferecem condições para que o conhecimento individual internalizado nos funcionários seja sistematizado na forma de inovação e criação.

4.Como pode ocorrer o processo de criação de conhecimento organizacional?

R. Para iniciar é necessário destacar a importância do estudo para a discussão da presença de um indivíduo exercendo a atividade de criação em um ambiente caracterizado como um sistema com organização social. O meio ambiente social exerce influência na atividade de criação do indivíduo, e o indivíduo exerce influência na organização social da qual faz parte.

De início, é razoável supor que o indivíduo introduz um elemento de perturbação interna que pode conduzir ao desequilíbrio do sistema. Nesse caso, o sistema comumente se utiliza de regulagens e adaptações para os ajustes e as mudanças organizacionais necessárias à manutenção da sua existência.

1.Como a empresa pode facilitar o compartilhamento do conhecimento de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com