TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tecnologia De Gestão

Trabalho Universitário: Trabalho Tecnologia De Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Em resposta às necessidades impostas pela globalização e para se adaptarem a um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando novas formas de aprimoramentos de seus processos e produtos. Nesse contexto, o Seis Sigma representa uma iniciativa que visa a melhora dos processos e produtos existentes ou, ainda, criar novos processos e produtos robustos buscando a satisfação de clientes e acionistas. Essa metodologia, para ter sucesso, requer uma mudança cultural na organização.

Relatório

O Processo Seis Sigma e suas aplicações

Devido ao grande avanço da globalização, aumentou-se também as exigências do mercado e com isso as empresas precisam se adaptar a mudanças e se superar perante as concorrências. O Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia na eficiência das operações, eliminação do desperdício, gerenciamento da qualidade, mas não é só isso, para muitos autores o Seis Sigma impulsiona a melhoria da liderança, é uma ferramenta que permite compreender as necessidades dos clientes através de dados e análise estatística e gerenciar os processos para a melhoria.Na qualidade o sigma representa a medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior o sigma, menor os defeitos.

A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC (Definir, medir, analisar, melhorar, controlar). O motivo para a utilização desta sequência é a realização de melhoria em processos, produtos e serviços. A liderança precisa assumir essa metodologia de melhoria para poder conduzir os processos, acompanhando os resultados, definindo novas estratégias a partir dos resultados. Aliás, o Seis Sigma é uma grande ferramenta para a tomada de decisões.Para implementar a ferramenta é necessário um treinamento muito rígido com os funcionários, pois é preciso a interação de todos para que o processo funcione. O BSC também é uma ferramenta utilizada pelas empresas para a tomada de decisão, é baseada em 4 perspectivas: Perspectiva financeira: envolve indicadores financeiros que informam se a estratégia empresarial e sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria do resultado financeiro. Perspectiva do cliente: envolve indicadores sobre mercados e segmentos nos quais a empresa está competindo. O atendimento ao cliente é traduzido em medidas específicas sob critérios de qualidade, custo, atendimento e garantias, como também satisfação do cliente, sua captação e fidelização. Perspectiva dos processos internos: Envolve indicadores para mensurar o desempenho de processos nos quais a empresa deve alcançar excelência para proporcionar melhores resultados financeiros e dos clientes. Perspectiva do aprendizado e do crescimento: Envolve indicadores que permitem o alcance dos objetivos pretendidos nas outras três perspectivas anteriores. Enfatizam a necessidade de investir nas pessoas, no aprendizado e no seu crescimento para que elas possam produzir melhor (perspectiva dos processos internos), atender melhor o cliente ( perspectiva do cliente) e assegurar objetivos financeiros de longo prazo (perspectiva financeira). Tanto o BSC quanto o Seis Sigma podem ajudar muito na gestão estratégica e de qualidade, pois apresentam as principais perspectivas envolvidas das empresas, são indicadores que dão suporte ao processo de decisão através da mensuração dos resultados dos processos, envolvendo os clientes, ambiente externo e interno, ou seja, todas as informações que os gestores precisam para propor novas estratégias.

Foi-se o tempo em que as máquinas e as atividades operacionais eram o fator principal para gerar lucro dentro de uma empresa. Atualmente a visão empresarial também está voltada para o capital intelectual, para as pessoas.

Dando a importância em suas capacidades criativas, competências e conhecimentos, é como um diferencial para que as empresas tenham uma oportunidade de crescerem mais, ou seja, dando uma maior importância ás pessoas do que aos bens tangíveis.

Segue as cinco empresas que investem em Gestão do Conhecimento:

• Petrobras – investindo em diversas técnicas de Gestão do Conhecimento, onde a metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com