TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ÉTICA E CIDADANIA

Exames: TRABALHO ÉTICA E CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

A ética diz respeito à dimensão pessoal de qualquer ação humana, ao modo como a ação emerge da natureza interna do ser humano. Por sua vez, a ética substancia e provê a compreensão da Moralidade, que se relaciona com ações guiadas por hábitos e costumes, portanto externa ao indivíduo e conduzindo a leis e regras. Finalmente, a Deontologia abraça ética e Moralidade e fixa os deveres e responsabilidade requeridos por um determinado ambiente profissional.

Uma questão básica diz respeito ao significado de profissão, a qual é caracterizada pelos seus objetivos, mas cuja identidade requer ideais comuns (um código ético) e padrões e regras comuns (um código deontológico). Obviamente, os códigos devem servir para benefício da sociedade, mas a proteção dos membros da profissão é o seu o corolário mais importante.

Por outro lado, o contexto variável no qual os profissionais exercem a sua profissão exige um novo olhar sobre os valores éticos tradicionais e uma maior consciência das percepções da sociedade para a natureza de cada profissão. Mas quaisquer que sejam os interesses e prioridades do momento, a ética de uma profissão deve ter a forma de um compromisso com princípios imutáveis e permanentes. Pelo contrário, a Deontologia de uma profissão pode refletir qualquer evolução no âmbito daquela profissão e integrar novas exigências fixadas pela sociedade. Assim, a ética e a Deontologia de uma profissão constituem, em conjunto, o Código de Conduta Profissional dessa mesma profissão.

A existência de um Código de Conduta Profissional é então importante para qualquer profissão, mas é absolutamente fundamental numa profissão de "confiança pública". Sem dúvida para garantia e segurança da sociedade em geral, mas também, talvez até com maior acuidade, para defesa dos próprios profissionais das exigências ou até prepotências a que tantas vezes são submetidos. E tais prepotências são freqüentemente oriundas dos "intérpretes" do Bem Público. Um Código de Conduta Profissional é, então, uma componente essencial e indispensável para o exercício livre e responsável da profissão de Engenheiro Civil.

EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS E DAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA

A história dos materiais de construção acompanha a própria história do homem, pois este sempre buscou na casa um local de abrigo e segurança imprescindível à sua sobrevivência e um ponto de referência fundamental para o seu relacionamento com o mundo. A importância dos materiais na história do homem é tal que, nos primórdios, ela foi dividida conforme a predominância do uso de um ou de outro: Idade da Pedra, Idade do Bronze; ou por seus melhoramentos: Idade da Pedra Lascada e Idade da Pedra Polida.

A princípio o homem empregava os materiais da forma como os encontrava na natureza, passando a modelá-los e adaptá-los às suas necessidades. A evolução dos materiais, inicialmente, se deu a passos lentos. Como por exemplo, o caso do concreto, que surgiu da necessidade de um material resistente como a pedra, mas de moldagem fácil como o barro, ao que respondeu, inicialmente, a pozolana, uma mistura de barro com cal gorda, muito semelhante ao concreto atual. Depois surgiu a necessidade de estruturas capazes de vencer vãos maiores, ao que se desenvolveu o concreto-ferro, hoje concreto armado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com