TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Aereo

Monografias: Transporte Aereo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  9.244 Palavras (37 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 37

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Migrar sempre fez parte da vida humana, desde os povos mais primitivos. Com as evoluções tecnológicas, aconteceram muitas mudanças na maneira de como as pessoas se locomovem e atualmente existe muitas opções de transporte. Após a Revolução Industrial, a necessidade de utilização de meios de transporte intensificou-se, assim, surgiu a locomotiva, posteriormente os automóveis e logo depois os aviões, que foi um marco para a humanidade.

O transporte aéreo realiza o deslocamento de pessoas e mercadorias pelo ar, o que dá origem ao nome, os veículos responsáveis são os aviões e os helicópteros.

A partir da Segunda Guerra Mundial houve a intensificação do uso de aviões como meio de transporte, pois possibilitam uma viagem rápida, independente do lugar onde se pretende chegar, tendo em vista que as viagens, antes realizadas em navios, duravam meses.

Os aviões não desempenham funções unicamente voltadas para o transporte internacional, pelo contrário, no interior dos países o fluxo aéreo é grande. O meio de transporte em questão obteve um significativo crescimento nas últimas três décadas, com destaque para o transporte de pessoas, tal fato foi proveniente de mudanças estruturais ocorridas no setor: modernização dos aviões e acessibilidade das pessoas ao transporte diante da diminuição dos preços das passagens.

No setor de produção de aeronaves, as empresas de maior destaque no mundo são: Boeing e Airbus, que almejam fabricar modelos com capacidade de transportar até 800 passageiros, a fim de reduzir custos e oferecer o serviço com menor preço ao usuário.

O transporte de pessoas tem crescido muito, porém o mesmo não acontece com o de cargas. O transporte aéreo de cargas possui um elevado custo decorrente da incapacidade de deslocamento de grande volume, além disso, os gastos com manutenção (peças de reposição), das aeronaves e também com petróleo são elevados. Desse modo, o transporte aéreo de cargas ocorre somente em casos específicos: cargas leves, produtos perecíveis e necessidade de agilidade na entrega ou recebimento de algo

Apesar da importância que esse meio de transporte exerce no mundo, ele tem enfrentado diversas crises, que são provocadas pelo elevado custo de funcionamento dos aviões e atividades administrativas, esse processo ocorre em lugares distintos do globo.

Este trabalho busca definir e apresentar características de meio de transporte, Aéreo.

1. CARACTERÍSTICAS

O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes.

É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas (Keedi e Mendonça, 2000).

É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais. Em geral, os embarques não são negociados pelos exportadores diretamente com as empresas aéreas, exceto quando se tratar de grandes volumes.

Os agentes de carga da IATA – International Air TransportAssociation – são os intermediários entre as empresas aéreas e os usuários. Eles têm todas as informações referentes avôos, empresas, rotas, vagas em aeronaves, fretes, etc, e têm também facilidade na obtenção de descontos nos fretes com a consolidação de carga.

Fatores básicos de segurança, ética e operacionalidade são estabelecidos pelas normas da IATA e por acordos e convenções internacionais

A utilização do transporte aéreo permite a manutenção de pequeno estoque, com embarques diários, no caso das indústrias que utilizam o sistema “just in time”, o que reduz os custos do capital de giro da empresa.

2. NAVEGAÇÃO AÉREA

O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua atividade, devido à velocidade, envolve com facilidade e rapidez vários países. Pode ser dividido como segue:

Internacional – transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.

Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.

Embora diferentes nos seus conceitos, as duas assemelham-se quanto à segurança e operacionalidade. Seguem os mesmos princípios, tanto para as cargas domésticas, quanto às cargas internacionais, e são baseados em normas da IATA (international Air Transportassociation) e em acordos e convenções internacionais.

Navegação aérea é a maneira de conduzir um veículo voador de um lugar a outro

em segurança, pode ser um balão, um dirigível ou qualquer artefato próprio para voar. A Navegação aérea requer uma orientação constante, seja por conhecimento da região ou no interior das nuvens usando o recurso da agulha magnética ou ainda, à noite, usando como referencial as estrelas. Tendo em constante observação e analise tudo que envolva o trajeto como o consumo de combustível e rotas.

2.1 Tipos de Navegação

-Navegação Visual, por Contato ou Praticagem: e o voo visual, realizado sem o auxilio de instrumentos e com base nas referencias do solo. O navegador desenha sua rota na carta, registrando pontos de destaque para serem sobrevoados. Esses pontos podem ser: rodovias, ferrovias, rios, lagos, pontes, entre outros.

-Navegação Estimada: processo que emprega bussola, relógio e velocímetro, considerando-se a direção e a distancia voada a partir de um ponto de referencia conhecido.

-Navegação Radio ou Radionavegacao: ondas emitidas por estacoes de radio em posição conhecida são captadas pelas aeronaves e registradas por seus instrumentos. Quando o piloto sintoniza a estação desejada, automaticamente ela passa atuar sobre a radio-bussola orientando o voo.

-Navegação Eletrônica: toma por base equipamentos eletrônicos computadorizados.

-Navegação Celestial: o navegador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com