TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

FACULDADE MUNICIPAL DE PROMISSÃO

CURSO SERVIÇO SOCIAL

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

PROFESSORA: MARIA CLOTILDE BASTOS

ELIANE CARAVACA DA SILVA RA: 422381

GRASIELA DE LIMA PEREIRA RA: 422443

MARINA ANDRADE CALLEJON RA: 422585

OLÍVIA APª. CARAVACA DA SILVA RIBEIRO RA: 422745

PAMELA CRISTINA MATIAS GOMES RA: 422746

PROMISSÃO-SP

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................................2

2

2 QUADRO-SÍNTESE: AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLÍTICA PÚBLICA...............3

3

3 ESTUDO DE CASO EM POLÍTICAS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS........................3

3

4 CONCLUSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS..........................4

5 QUADRO-SÍNTESE: OS INDICADORES SOCIAIS.............................................................5

6 A RELAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.....................6

7 INDICADOR SOCIAL ESTUDADO: BREVE APRESENTAÇÃO.......................................6

8 INDICADOR SOCIAL ESTUDADO: INFORMAÇÕES........................................................6

9 POLÍTICA PÚBLICA FORMULADA....................................................................................7

10 A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL.............................................8

11 CONCLUSÃO.................................................................................................................... ..10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................11

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, fazer uma análise e reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas.

Os indicadores sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação, que em conjunto retratam o estado social dessa nação, permitindo assim, conhecer o seu nível de desenvolvimento social a partir desses dados, que se formulam políticas públicas, que são ações, planos e metas traçadas pelos governos de todas as esferas, que visam mudar a realidade social apresentada pelos indicadores.

A atuação do profissional de Serviço Social deve estar pautada no compromisso ético-político da profissão, a fim de oferecer serviços sociais com qualidade, buscando respostas às necessidades sociais da população.


2- QUADRO-SÍNTESE: AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLÍTICA PÚBLICA

PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLÍTICA PÚBLICA

 Maria das Graças Rua

Teixeira (2002)

Azevedo (2003, p. 38)

James Anderson

São a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais), traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público.

As políticas públicas traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder.

Política pública é tudo o que um governo faz e deixa de fazer, com todos os impactos de suas ações e de suas omissões.

 Política pública é o curso de uma ação proposta por um ator ou grupo de atores para solução de um problema ou uma questão de interesse (dos atores), indicando que não somente problemas públicos ou sociais se tornam objeto de decisões governamentais.

3- ESTUDO DE CASO EM POLÍTICA PÚBLICA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Políticas públicas voltadas para os Idosos

Atualmente a população de idosos está crescendo, porém a quantidade de políticas públicas voltadas para os idosos, não atendem as demandas apresentadas, nem mesmo os programas incluindo os idosos. Na Constituição Federal, temos várias citações referentes aos direitos dos idosos, como a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso, e as propostas destacadas por alguns Ministérios relacionadas a esta questão, as quais obtém a possibilidade dos idosos viverem uma velhice de forma digna, porém, essa realidade parece longe de ser alcançada. No nosso município mesmo, existe muitos idosos em situação de risco social, e essa situação ficou comprovada mediante visitas realizadas durante o período de estágio Pedro (fictício) 70 anos, ambos com sérios problemas de saúde e alguns que os impossibitam de se locomover a um hospital ou UBS, por exemplo, eles são totalmente dependentes da ajuda de vizinhos, que se sensibilizam com a situação do casal, pois os filhos e demais parentes ou moram em outras cidades ou simplesmente se esqueceram de que eles existem. Tanto neste caso como em muitos outros, um programa voltado à saúde do idoso, com foco na criação de locais de atendimento aos idosos, centros de convivência, casas-lares, oficinas de trabalho, atendimentos domiciliares, entre outros. Os pontos positivos, estão na formulação de programas de promoção à saúde, com enfoque na informação preventiva sobre as origens de diversas do ao idoso na rede pública de saúde; na implantação de serviços especializados para o atendimento ao idoso com dependência física e mental; em programas de atendimento domiciliar e apoio às famílias pela rede pública. Como pontos negativos, pode-se citar a rede  assistencial precária; a burocratização do sistema; a falta de interação e comprometimento por parte dos profissionais de saúde. O município oferta alguns serviços direcionados aos idosos como a Saúde do Idoso, mas ainda é preciso uma maior valorização, respeito e atenção à população idosa, fazendo valer os seus direitos previstos na Constituição Federal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com