TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho de conclusão de curso

Por:   •  2/11/2016  •  Artigo  •  2.815 Palavras (12 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

FACULDADE DE GRADUAÇÃO A DISTANCIA

ARTIGO CIENTÍFICO

EFICIÊNCIA EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS

ALMIRA DE LOURDES NASCIMENTO GOMES LOPES

DELZUITA DE MELO OMENA LIRA

GRAICE KELLY BANDEIRA DE FRANÇA

MARIANA EMÍLIA DE OLIVEIRA STREMEL

THAMARA SUENYA NASCIMENTO DE ARAÚJO

Curso: CST Gestão de Recursos Humanos

Polo: Santa Fé João Pessoa – PB

Linha de Pesquisa: Recrutamento e seleção

Orientadora: Jessâmine Salvini

RESUMO

Neste trabalho, pretendemos investigar as técnicas adotadas para o recrutamento e seleção de pessoas considerando tal importância, este artigo irá analisar a atenção crescente por parte dos pesquisadores e gestores da área de Recursos Humanos. O fator destacado para esta pesquisa é o de que as organizações institucionais estão se deparando com o grande desafio, de recrutar e executar a seleção de pessoas capacitadas para serem os futuros colaboradores da empresa empregatícia. O setor responsável pela seleção deve ter conhecimento sobre as melhores formas de escolher os funcionários e saber exatamente como avaliar estes candidatos que irão fazer toda a diferença na competitividade entre as empresas. Esta pesquisa realizará um estudo e acompanhamento através do processo pesquisado, com o objetivo de identificar os métodos utilizados que melhor se adéquam as necessidades organizacionais da empresa e assim possibilite ao profissional da área um processo de contratação mais eficaz.

Palavras – Chave: Recrutamento e seleção, Organizações Empresariais, Métodos Utilizados.

INTRODUÇÃO

Recrutamento e seleção tem a finalidade de escolher entre os candidatos, aqueles que se destacam mais profissionalmente na triagem inicial do recrutamento. Os testes são considerados ferramentas essenciais nas organizações no âmbito da seleção de pessoal. Sua utilização é defendida por muitos, mas também é foco de divergência de opiniões. Estudos na área de Avaliação Psicológica têm suscitado discussões sobre sua aplicação em seleção como ferramenta auxiliar no processo de escolha ou ferramenta classificatória e de mecanismos de exclusão de candidato.

O enfoque da gestão de pessoas no atual mercado requer das empresas um investimento cada vez maior nos talentos, para que possam aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidade em prol de melhores resultados, e, em contrapartida, receber das empresas o que elas têm a oferecer, viabilizando um crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional (DUTRA, 2004).

Ainda Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

A importância deste tema se concretiza na possibilidade de provocar a persuasão do profissional de Recursos Humanos quando diante de uma seleção, haja vista o fato de encontrar mão-de-obra qualificada dentro do binômio, custo benefício e viabilidade, como um planejamento estratégico da instituição privada.

O artigo cientifico ora proposto tem por escopo trazer a baila uma pesquisa basicamente bibliográfica, dividindo-se em duas partes, através das quais trataremos do Recrutamento de Pessoal, passando pelas técnicas de recrutamento tanto interno, quanto externo e, no segundo tópico, mencionaremos o Processo de planejamento de Recursos Humanos, a seleção de pessoas e o sistema de Rh. e por fim, no terceiro e último tópico, trataremos da Eficiência em Recrutamento e seleção de organizações privadas e suas vantagens.

1 RECRUTAMENTO DE PESSOAL

O recrutamento de pessoal traduz-se em um conjunto de atividades delineadas com o intuito de atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma determinada organização, tendo como principal intento, propiciar a empresa mão-de-obra capacitada com técnicas e métodos para encontrar um trabalhador que se adeque as necessidades da empresa.

Nesse sentido Chiavenato se posiciona (1999, p.92): “recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização”. Esse procedimento, denominado recrutamento de pessoal, traduz-se como um processo de atração que propicia que a organização possa dispor de um número muito maior que do que a quantidade de vagas ofertadas, o que resulta na possibilidade de selecionar, posteriormente, o candidato mais adequado ao cargo vago.

Segundo (RODRIGUES, 1997, p. 19-20), conforme já exaustivamente mencionado, o fim precípuo da seleção e recrutamento de pessoal é prover a empresa mão-de-obra capaz com técnicas e métodos para encontrar um trabalhador que apresente as qualidades necessárias ao cumprimento das responsabilidades do cargo que vai assumir.

Para o alcance deste objetivo, algumas ferramentas essenciais são utilizadas para atrair uma gama de candidatos portadores das características que a empresa necessita, essas ferramentas são materializadas por meio de banco de dados, jornais, redes sociais, etc; para que possam participar do processo de seleção, aqueles candidatos que apresentem uma gama de conhecimentos e habilidades para o desempenho das tarefas que lhes forem incumbidas (GATEWOOD; FIELD, 2000). 

Nesse sentido se posicionam Gomes e Stefano (2008, p.5):

"a seleção tem como objetivo escolher, entre os candidatos atraídos pelo recrutamento, aqueles que correspondem ao perfil do cargo desejado pela empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização"

Assim podemos dizer que existem dois momentos para a concretização de uma contratação de pessoal qualificado para compor os quadros de uma empresa, onde o recrutamento visa atrair um número significativo de candidatos interessados na vaga e a seleção, sendo responsável pela “triagem”, onde buscará identificar características individuais que se assemelhem aos requisitos exigidos para o cargo/vaga existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com