TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do táxi aéreo Marília

Pesquisas Acadêmicas: História do táxi aéreo Marília. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Num mercado cada vez mais competitivo, o sucesso nos negócios depende basicamente da qualidade do conhecimento que cada organização aplica nos seus processos corporativo-empresariais. Nesse contexto, o desafio de utilizar o conhecimento residente na empresa, com objetivo de criar vantagens competitivas, torna-se mais crucial.

A TAM é uma empresa que trabalha com espírito de servir e fazer as pessoas mais felizes, e com o objetivo de ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade.

A TAM tem um atendimento diferenciado das outras empresas desde o Check-in, que foi a primeira empresa a criar o auto-atendimento, que faz com que os clientes possam realizar o seu check-in em menos de 10 segundos.

Ao embarcar no Avião os passageiros passam por um tapete vermelho, que a intenção da empresa é que os clientes se sintam importantes e privilegiados.

O atendimento dos Comissários também é um diferencial no serviço de bordo, alem de ser umas das únicas empresas aéreas que ainda servem lanche para os passageiros sem custo, cortesia da casa para os seus clientes. Também oferecem fones de ouvidos, almofas das para encosto de cabeça em (vôos internacionais).

Todo seu atendimento é feito com um padrão Internacional.

A HISTÓRIA

O Táxi Aéreo Marilia surgiu em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso. Após seis anos, o grupo e comprado pelo empresário Orlando Ometto, tem sua sede mudada para São Paulo e também muda o seu perfil ao começar a transportar apenas malotes.

Os anos de 70 e 80 foram marcantes para a empresa, que foi quando se deu a origem a empresa hoje conhecida como TAM Linhas Aéreas.

Nos anos 90 a empresa ganhou visibilidade, a Tam lança como pioneirismo o programa de Fidelidade que se destaca por não prever limitação de assentos paras as passagens gratuitas.

O ano de 1996 marca o inicio das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur. Em 1998 a empresa faz o seu primeiro voo internacional na Rota São Paulo- Miami. Apostando na tecnologia como meio de atender melhor os seus passageiros, a TAM lança novamente com pioneirismo no Brasil um moderno sistema de bilhetes eletrônicos, batizados com o nome de e-ticket.

Entre os anos de 2001 – 2002 a TAM começa uma ofensiva fase de crescimento , mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente em um acidente de helicóptero. E dois meses depois, a aviação internacional sofre um grande abalo em decorrência ao ataque de 11 de Setembro. No entanto a TAM cresce 31 % nesse período, transportando mais de 13 milhoes de passageiros elevando o faturamento para praticamente 3 bilhões no ano.

2004 também foi um ano que marcou a empresa, que foi quando foi criado os vôos noturnos, com tarifas reduzidas, conhecidos como “corujões” A TAM também investe em conforto e lança a poltrona da Nova Classe Executiva dos vôos internacionais. A reclinação das poltronas passa de 145° para 180º.

Em 2005 a TAM manté a liderança do mercado doméstico de aviação com média de 43,5% de market share,com crescimento de 7,7 p.p ante o ano anterior. A companhia consolida seus vôos para Miami( dois por dia) ,Santiago do Chile (um diário) e reforça sua integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no Paraguai. No Brasil, a TAM chega a 46 destinos, e com acordos comerciais com companhias regionais, atinge 73 localidades no país.

No primeiro semestre de 2006, reforça vôos a partir de São Paulo, Rio e Brasília,principalmente para capitais do Nordeste. Em Julho, passa a voar para Boa Vista (Roraima) e inicia freqüências diretas para Manaus a partir de São Paulo. Passa a voar também para todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.

No mercado Internacional, completa com sete freqüências semanais para Nova York no horário noturno, inicia terceiro vôo diário para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosul, reforça Buenos Aires a partir de Galeão. Para Santiago (Chile), aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330 . Em Outubro, inicia o vôo para Londres e passa a oferecer a seus passageiros mais dois novos destinos na Europa: Zurique e Genebra, na Suíça, por meio de vôos em code-share com a Air France.

Em 2007 inicia as novas rotas para Milão ( Itália) e Córdoba (Argentina) , passa a oferecer uma freqüência direta entre Salvador e Paris, além de vôos ligando Fortaleza e Salvador a Buenos Aires.

O ano de 2008 registrou momentos históricos para a TAM, como o reposicionamento de sua marca e o anúncio da entrada da empresa na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas . As diretrizes do reposicionamento da marca da companhia foram anunciadas em fevereiro, com a reafirmação da Paixão pela Aviação e do Espirito de Servir, valores herdados do fundador da empresa, o comandante Rolim Adolfo Amaro. Já a adesão à Star Alliance, anunciada em Outubro, representa um novo patamar na expansão internacional da TAM ainda na área Internacional a companhia ampliou seus acordos de code-share com varias empresas, como a TAP, Lufthansa e a Air Canadá; e, na América do Sul, manteve os acordos com a LAN Chile , a LAN Peru, a LAN Argentina e a Pluna. Em janeiro de 2008, a TAM também obteve a renovação, por dois anos do certificado IOSA (IATA Operational Safety Audit), recebido após auditoria realizada.

Uma das prioridades da TAM em 2009 foram os preparativos para o ingresso da companhia na Star Alliance, a maior aliança mundial de empresas aéreas. A aliança oferece o acesso a 1.077 aeroportos, localizados em 175 países ao redor do mundo. A adesão definitiva da TAM ocorreu em 13 de maio de 2010 , com grandes expectativas para o futuro.

Umas das ações prioritárias para a Adesão à Star Alliance foi a migração dos sistemas comerciais de gestão de passageiros e de check-in da TAM para a plataforma Amadeus Altéa CMS. Ao longo de 2009, a empresa realizou uma reformulação completa em sua plataforma tecnológica.

Em paralelo, a companhia ampliou sua atuação internacional. Em Abril, iniciou um acordo de code share com a empresa britânica bmi e também um acordo regional com a companhia uruguaia Pluna, para fortalecer o destino São Paulo-Montevidéu.

Em 2009, a TAM lançou opções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com