TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tapi Mc Donats

Casos: Tapi Mc Donats. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  5.300 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

Grupo Universitário IPEP

Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa

TÉCNICAS DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR – TAP II

Profª. Esp. Andréa Regina Cavazotto Guilherme

Wanderley Gomes Paes

Campinas, Dezembro de 2014

Sumario

• introdução. 03

• Apresentação da empresa 04

• Missão, visão, valores 07

• Analise swot 08

• Objetivos e metas. 10

• Produtos 12

• Benchmarketing 15

• Processo de produção 19

• Composto de marketing. 23

• Conclusão 30

Introdução

Este trabalho tenciona analisar a empresa McDonald´s.

Apresentaremos a Missão, Visão e Valores da empresa e explicaremos sua importância, estratégica e os Fatores Críticos de Sucesso dos produtos.

Faremos uma análise SWOT dos produtos desenvolvido pela empresa e montaremos a Matriz de Portfólio (Matriz BCG), posicionando cada produto na mesma e desenvolvendo uma análise da situação de cada item.

Histórico

O produto da McDonald´s é a refeição rápida, ou fast food. Em seu menu constam sanduíches, saladas, sorvetes, refrigerantes, biscoitos, sucos, batatas fritas e outros itens, que variam de país a país e também com a época do ano, ou plano de marketing. O maior dinamismo do cardápio, com inclusão de novos itens temporários ou não, foi incrementado há vários anos, como estratégia de conquistar novos clientes e manter a fidelidade.

Em adição, a rede de restaurantes procura adaptar o cardápio à cultura e hábitos regionais. Alguns itens só existem em certos países, a exemplo do Cheddar McMelt no Brasil, os extensos cardápios de café da manhã nos EUA e Hong Kong e os dez tipos de menu na Índia, que variam conforme o distrito ou região e que trazem os pitorescos sanduíches vegetarianos ou de carne de cordeiro (o Maharaja Mac), em lugar de carne de vaca. Em Israel, há restaurantes kosher1 onde não se vendem cheeseburgueres ou outros produtos derivados do leite. No Uruguai, vende-se um hambúrguer com um ovo cozido por cima, o McHuevo, e serve-se cerveja nos restaurantes da cadeia na Alemanha.

Itens de promoção temporários, mas que obtém êxito além do esperado são incorporados ao cardápio definitivo. Assim aconteceu no Brasil com o Cheddar McMelt, o McMilla e o sanduíche que é o ícone da rede, o BigMac.

O controle de qualidade sobre os produtos é tão completo que um BigMac consumido na Alemanha é rigorosamente idêntico ao mesmo preparado no Brasil, no que tange aos ingredientes, forma de preparo e sabor geral. Para isso, a empresa especifica seus parâmetros para os ingredientes e matéria-prima a seus fornecedores e mantém controle sobre o que é produzido.

O serviço rápido é outra característica explorada pela rede. Os produtos são feitos nos restaurantes numa quase linha de produção, esquema que foi copiado à exaustão pelas mais diversas cadeias de alimentação. O ritmo de produção é cronometrado de acordo com a expectativa e experiência de venda dos itens, que vão sendo armazenados em fileiras ao alcance dos balconistas. Isso permite que o alimento esteja quase sempre já pronto quando o cliente faz o pedido. Todo o processo de atendimento, desde o pedido até o pagamento e retirada da comida, é confeccionado para levar em média 4 minutos. A variação no tempo é grande, entretanto, dependendo da região e do tipo de refeição pedida.

O padrão de serviço pode também ser considerado uma marca da rede. O rigoroso treinamento a que são submetidos os funcionários e proprietários das franquias tem o cliente muito bem atendido como foco.

Basicamente, a estratégia de precificação (que varia de restaurante para restaurante) prevê três modalidades:

1. preços individuais para cada item do cardápio;

2. preços únicos para refeições, compostas em geral por um sanduíche, refrigerante e um acompanhamento, que são menores que a soma dos preços individuais;

3. promoções temporárias para alguns itens, com preços mais agressivos

McDonald´s reserva para si a responsabilidade e a função de escolher os pontos comerciais onde instalará seus restaurantes, sejam próprios ou franqueados.

Sem abordar esses méritos, a empresa costuma instalar lojas nos pontos mais movimentados de uma cidade, em especial em shopping centers, que podem até conter mais de uma loja. Internamente, são bastante iluminadas e com aspecto limpo.

A empresa usa várias modalidades de promoção conhecidas no varejo. Pode-se destacar:

• campanhas com preço reduzido;

• lançamento de sanduíches diferenciados por tempo determinado, como os inspirados em países (McÍndia, McAustrália, McFrança);

• venda de sanduíches diferenciados em determinadas horas do dia, como a promoção McNight, que oferece o BigMac Super, um BigMac com três hambúrgueres;

• fidelização como a promoção “agora é fichinha”, onde se distribui fichas para compras acima de um determinado valor no drive-thru, e que posteriormente podem ser trocadas por produtos, e a promoção nos EUA baseada no jogo Monopoly (que é conhecido como Banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com