TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa de politicas públicas

Por:   •  7/6/2017  •  Exam  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

1.Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma as situações identificadas.

R: Cooperação: na nossa Instituição “FUNMHAS” está com falta de mão de obra de cozinheiras que preparam o café da manhã das crianças e adolescentes e dos funcionários. E são necessárias ao menos 04 cozinheiras para execução do café, em determinada ocasião todas estavam ausentes. Os Setores se reuniram e se prontificaram 08 pessoas que foram dividas: 02 para passar o café, 02 para lavarem as garrafas e enche-las, 02 prepararem os pães e 02 responsáveis pela distribuição. Observação o café não ficou tão bom, mas atendeu as necessidades.

Competição: na Instituição existe vários cargos de chefia como chefe de divisão, supervisor, coordenadores entre outros. Para as vagas de coordenadores em especial foram realizados exames para ver qual teria as condições de preencher o cargo. Foi realizada uma competição para ver qual colaborador teria as condições técnicas, psicológicas e de liderança para assumir o cargo.

Conflito: A Funmhas atende crianças e adolescentes entre 06 a 17 anos em vulnerabilidade social e entre outras coisas, fornece uniforme. E dentre esses uniformes surgiu um conflito, com relação a calça de moleton.

Um grupo de adolescentes era favorável pelo uso do moleton por ser mais confortável e no inverno ter uma proteção melhor. O outro grupo solicitava a compra da calça de tactel, por considerar o produto bonito, leve e que seca mais rápido.

Foi criada uma comissão com a participação dos adolescentes, professores, costureiras e compradores, que decidiram pela compra da calça de tactel, por ser um com melhor qualidade, maior durabilidade e que poderia ser acrescentado um forro interno para o grupo que pedia um produto que protegesse mais no frio.

Justificativa: Foram escolhidas essas circunstâncias por tratarem de assuntos simples, mas que demonstram de a diversidade de opiniões, interesses e valores que envolvem os atores

2. O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R: Não é considerado políticas públicas. Porque só o Estado pode se estender sobre a sociedade em sua totalidade. Mesmo que tivesse interesse público na ação do Banco Itau e do Bradesco ainda assim é considerado uma ação privada.

3. Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

R: A análise das políticas públicas tem como objeto de estudo as decisões políticas e os programas de como agir dos governos, perguntado sobre os princípios dos problemas, quais decisões procuram resolver, sobre as soluções formuladas e as condições da sua implementação. As políticas públicas, enquanto objeto de estudo, configuram, em primeiro lugar, processos complexos e de múltiplas dimensões que desenvolvem a tomada decisão e ação, local, regional, nacional e transnacional. Em segundo lugar, envolvem diferentes atores: governantes, legisladores, eleitores, administração pública, grupos de interesse, públicos, visando a resolução de problemas públicos, mas também a distribuição de poder e de recursos.

Enviei o e-mail no dia 25/05/2017, como solicitado, para 04 amigos da Divisão de Suprimento da FUNMHAS ao qual estou alocado.

Os amigos são: Marta, Evel, Cristiane e Sergio.

- Evel respondeu no dia 26/05/2017 as 09h56 - Muito boa a definição sucinta, só acho que se você complementar com os tipos de modelos ficaria mais completa. Mas fica a seu critério, ok!!

- Marta respondeu no dia 26/05/2017 as 14h38 - Na minha opinião, a análise das políticas públicas deveria ter como foco não decisões políticas ou formas de agir dos governos sobre problemas, mas sim o estudo sobre a melhor forma de obter uma sociedade ideal, deixando os problemas/ opiniões governistas em segundo plano. A grande dificuldade hoje em atingir um modelo ideal é justamente o fato de que sempre estamos tratando os problemas que surgem, e não a base para evitar que ocorram mais problemas, o que de certa forma reduz o foco sobre a sociedade.

4. Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

R:

Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante. O withinput de demanda se distingue dos inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quando as alternativas que são formuladas. O exemplo de withinput de demanda é o programa “Brasil Unido Contra a Dengue”, porque decorrem de várias decisões políticas e de várias atuações gestoras, pois A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Já o exemplo withinput de apoio é a efetivação do programa com a ajuda de todos, já todos seguem as normais editadas pelo governo.

 

Input significa entrada output saida

        

1 - A cooperação consiste na capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum. Um mutirão para a construção de um açude comunitário é um exemplo de cooperação. Outro exemplo seria a realização de serviços voluntários, por exemplo, numa creche comunitária.

Já a competição é uma forma de interação social que compreende um amplo número de procedimentos de disputa por bens escassos, geralmente conforme regras admitidas pelas partes. A competição pode assumir diferentes formas e estar presente em processos distintos. Um exemplo de competição são os jogos esportivos, outro são os concursos para acesso a cargos, e outro a disputa por vagas em universidades etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com