TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taticas Do Tenis De Mesa

Pesquisas Acadêmicas: Taticas Do Tenis De Mesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  6.179 Visualizações

Página 1 de 3

Tênis de Campo, ou simplesmente tênis, é um esporte que teve origem na Inglaterra. É praticado em quadras de diferentes superfícies (saibro, sintéticas, cimento ou grama) que podem ser cobertas ou não (geralmente são descobertas).

Participam no jogo dois atletas ou duas duplas. A quadra é dividida por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola com uma raquete para o lado do adversário.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.

O tênis possui um específico sistema de pontuação que subdivide o jogo em games e sets. Explicando superficialmente, cada game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-6-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo.

Vocabulário próprio:

Assim como outros esportes, o tênis apresenta alguns termos próprios, geralmente apenas compreendidos pelos praticantes. Os mais comuns:

Ace – Saque que, bem colocado ou batido com muita força, não dá chance ao adversário de devolver a bola.

Backhand – Batida de esquerda (ou, para canhotos, de direita),.

Baloeiro – É uma gíria pejorativa utilizada entre os tenistas para se referir aos jogadores que mandam bolas altas (balões) de difícil devolução. Normalmente os jogadores iniciantes ou com pouca técnica se valem de tais artifícios para ganhar ao adversário, ainda que involuntariamente. Entretanto, há alguns jogadores profissionais famosos por “dar balão”.

Quebra de serviço – Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.

Break point – Ponto em que o recebedor terá a chance de quebrar o serviço do oponente.

Iguais – Igualdade no placar de um game depois de ele atingir 40/40.

Drive – Qualquer golpe dado no fundo da quadra.

Drop shot ou Deixadinha – É uma devolução dada com efeito cortado (underspin) para que a bola aterrisse perto da rede do lado adversário.

Falta – Um erro no. Dois erros consecutivos, ou dupla falta, fazem o sacador dar um ponto ao oponente.

Net – Lance no qual durante a execução do saque, a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque, resultando na repetição daquele saque (tanto primeiro quanto segundo serviço).

Lob – Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede.

Love – é o mesmo que zero. Os estudiosos dizem que foi introduzido à linguagem do tênis por dois motivos: O primeiro deles é o fato de que se o jogador está com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love. O segundo dele é o fato de na língua francesa, l’oeuf significar ovo, que parece um zero.

Match point – Ponto que permite encerrar a partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com