TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo

Seminário: Taylorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Taylorismo

Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração criado pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo baseia-se pela ênfase nas tarefas, com o objetivo no aumento da eficiência dos operários. Suas idéias começaram a ser divulgadas no século XX.

Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e poupando muito esforço. Para que isso acontecesse, era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função que o operário iria desenvolver. Também sugeria melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.

Além de Taylor, a administração cientifica teve outros fundadores, entre eles Henry Ford, tido como um dos criadores desse modelo de administração, pelas medidas práticas unidas com a concepção teórica semelhante a de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.

Princípais características

Há vários princípios anunciados por Taylor, a organização deve se orientar para melhorar a eficiência, e a partir de critérios supostamente científicos.

* substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento)

*selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)

*supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle)

*disciplinar o trabalho (execução)

Toyotismo

È um modo organizacional de produção capitalista de origem Japonesa, resultado da conjuntura desfavorável do país. Surgiu nas fábricas de automóvel da Toyota, criado por Taiichi Ohno, após a segunda guerra mundial.

O elemento principal era a flexibilidade na produção, no toyotismo só se produzia o necessário, evitando muito a estocagem; a produção era feita, de acordo a demanda, e ao trabalhar com pequenas demandas, objetivava, uma qualidade ao máximo possível.

Principais caratéricticas

*A produção toyotista é flexível à demanda do mercado.

*A mão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas como a fordista.

*Implantação de sistemas de controle de qualidade total

*Controle visual: Havia alguém responsável por supervisionar as etapas produtivas. .

*Personalização dos produtos: Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente.

*Entre outras...

Diferenças entre os modelos de administração

O fordismo, método de produção em massa, teve início na indústria automobilística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com