TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo

Tese: Taylorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Taylorismo

Introdução

O Taylorismo também conhecido como Administração Científica, é um sistema de organização industrial criado pelo Engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

Características e objetivos do Taylorismo

As idéias de Taylor exerceram uma influencia muito grande não apenas em seu tempo como até nos dias de hoje. Os fundamentos de suas concepções e os métodos que propôs e colocou em execução foram batizados de “Taylorismo”. Embora nenhuma greve tenha ocorrido nas indústrias por onde ele trabalhou e desenvolveu seus métodos, ele recebeu forte oposição do movimento sindical, que o acusava de exercer uma exploração desumana do trabalhador, aumentando a intensidade do seu trabalho, automatizando-lhes os movimentos e retirando qualquer controle sobre seu próprio processo de trabalho.

Mais tarde, suas concepções foram criticadas pelos fundadores da Escola de Relações Humanas, especialmente por George Elton Mayo. Depois de desenvolver durante muitos anos atividades de consultor, entre 1901 a 1915. Taylor dedicou-se exclusivamente a divulgar, como conferencista nos Estados Unidos e na Europa, suas concepções sobre a Administração Científica.

Taylor designou um tipo de administração industrial, que busca dinamizar o trabalho nas fabricas com a finalidade de aumentar a produtividade. A teoria de Taylor foi concebida a partir da observação que Taylor realizou no decorrer do desenvolvimento do trabalho de funcionários de uma indústria, verificando atentamente a agilidade e rapidez que os trabalhadores realizavam suas respectivas tarefas.

Com base nas minuciosas observações do processo produtivo industrial, Taylor propôs diversas medidas que deveriam ser implantadas com o intuito de elevar o nível de eficácia. Dentre as principais medidas, podemos apontar: agregar valores ao salário em decorrência de elevação da produtividade, ou seja, gratificação; incluindo ainda a cada trabalhador a incumbência de realizar uma atividade especifica; um funcionário com função de apertar um parafuso não fazia mais nada a não ser isso, a repetição da tarefa eleva a agilidade aumentando a rapidez dos movimentos e, conseqüentemente diminuição no tempo.

Após sua criação, o método foi bastante difundido entre a classe empresarial, especialmente na produção têxtil. Se por um lado sua implantação representava um grande sucesso para os donos dos meios de produção, por outro, não agradou os representantes dos trabalhadores (sindicatos), considerando que a racionalização gera exploração do proletário.

As idéias Tayloristas propunha ainda alterações na organização estrutural dentro das industrias têxteis, para dinamizar ao Maximo o processo capitalista de produção, que visa diminuir custos, aumentar lucros e acumular capital.

Principais funções e métodos do Taylorismo.

• Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa;

• Especialização do trabalhador;

• Treinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com