TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Administraçao

Monografias: Tcc Administraçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - EAD

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

José Marcondes da Silva Lima

Eusébio, 11 de janeiro de 2010

José Marcondes da Silva Lima

EMPRESA: BANCO DO BRASIL S.A

ÁREA DE ATUAÇÃO: Gestão Ambiental e Sustentabilidade

PERÍODO: 20 a 30 dezembro 2009.

TOTAL DE HORAS: 30 h

ORIENTADOR NA EMPRESA: JOSÉ PEDRO ALVES ROCHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Eusébio – Ceará - 2010

SUMÁRIO

1 – Introdução

2 – RSA no Banco do Brasil

3. Gestão da RSA no Banco do Brasil

4 - RSA na prática

– CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERENCIAS

1 – INTRODUÇÃO

Este relatório tem como base minha experiência vivida e prática no Banco do Brasil, bem como a observância dos conceitos estudados na disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Assim sendo, o compromisso do Banco do Brasil com o país faz parte de sua tradição bicentenária ao impulsionar a economia e o desenvolvimento dos municípios onde atua, financiando o agronegócio, o comercio exterior, as micros e pequenas empresas, entre outros.

Como as mudanças no cenário mundial e as necessidades das empresas precisam estar alinhadas aos preceitos do tripé da sustentabilidade, o tema responsabilidade socioambiental passou a permear as discussões dentro do conglomerado Banco do Brasil de forma mais sistemática e orgânica e a partir de 2003, o assunto passou a ser definitivamente pauta das decisões estratégicas e operacionais, com a criação de uma Unidade Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental, a qual foi transformada em Diretoria de Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental(DIRES), em maio de 2004.

Foi instituída uma equipe interdisciplinar, denominada Grupo RSA, formada por representantes de todas as áreas da empresa.

2 – RSA no Banco do Brasil

2. 1 – Principais compromissos públicos do BB com sustentabilidade

Vários compromissos públicos ampliam e reforçam a responsabilidade socioambiental do BB. Alguns exemplos relacionados ao tema.

Protocolo Verde

Em 1995, em decorrência da assinatura desse documento o Banco do Brasil estabeleceu algumas medidas, como por exemplo:

- Vetou a realização de operações destinadas a financiar atividades que possam causar impacto ambiental.

- Tornou obrigatória a apresentação de documentação o órgão ambiental competente para financiamento de:

- desmatamento, destoca ou custeio agropecuário, objetivando a incorporação de novas áreas no processo produtivo;

- comercialização de produtos extrativos de origem vegetal e pescado in natura;

- operações de investimento em atividades que requerem Estudo Prévio de Impacto Ambiental(EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA);

- operações de investimento em atividades que utilizam recursos hídricos, inclusive, agricultura irrigada(outorga de água).

Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Em novembro de 2003, o Conselho de Administração do Banco do Brasil autorizou a adesão do Banco do Brasil ao Pacto Global, por reconhecer a sua importância ética.

Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo

Desde agosto de 2004, utilizando relação divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Banco do Brasil não concede novos créditos a clientes que submetem seus trabalhodores a formas degradantes de trabalho ou os mantem em condições análogas ao trabalho escravo.

A decisão abrangeu também vedações a financiamentos a clientes envolvidos com exploração sexual de crianças e com o uso do trabalho infantil.

Princípios do Equador

O Banco do Brasil foi o primeiro banco oficial a integrar o grupo de instituições financeiras brasileiras que aderiu aos Princípios do Equador.

Agenda 21 Empresarial

Em junho de 2005, para fortalecer as iniciativas e apoiar a disseminação da sustentabilidade nos negócios, foi realizada a primeira Oficina de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, reunindo 62 altos executivos.

O resultado dessa oficina foi a atualização do Plano de Ação em Responsabilidade Socioambiental, que a partir desse evento passou a ser denominado de Agenda 21 do BB.

3 – Gestão da RSA no Banco do Brasil

No processo de gestão o Banco do Brasil utiliza instrumentos que o auxiliam no acompanhamento do cumprimento do estabelecido em sua estratégia corporativa.

Dessa forma, temas relevantes como a sustentabilidade são geridos, avaliados e monitorados em sua performance, para a elaboração de relatos e apoio ao processo de respostas a consultas e pesquisas sobre o assunto.

São eles, o Plano Diretor(BSC-Balanced Scorecard), o Acordo de Trabalho-ATB-Perspectiva Sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com