TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Administração

Artigos Científicos: Tcc Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Neste trabalho apresentaremos o conceito de PCP, algumas informações sobre os artigos Planejamento e controle de produção e sua importância na administração, o sistemas de programação da produção com capacidade finita: uma decisão estratégica e o relatório final qual a importância do PPCP dentro da empresa, conceitos e informações sobre controle de produção e dados sobre controle de estoques e um resumo do artigo controle de estoque de materiais.

ATPS de Planejamento e Controle de Produção

ETAPA 1

Passo 1

Pesquise, no livro- texto da Bibliografia básica da disciplina, e anotas: os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção, para serem utilizados na redação do texto final desta etapa.

Conceito de PCP

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a ser alcançado, o planejamento determinada a priori o que deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos. Por sua vez o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir – e consequentemente o que deverá dispor de matérias – primas e materiais, de pessoas, de máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas. De outro o PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.

Passo 2

Ler o Seguinte Artigo

Lopes, Rita: Michel, Murillo. Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração.

Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração do relatório final desta etapa.

Planejamento e Controle da Produção

Todo o planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.

Um planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. Ou seja, gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores.

Slack ET AL (1997, p.322) afirma ainda que “ planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento.”

Objetivos do Planejamento e controle da produção

É garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve.

O planejamento e controle da produção levam a empresa a produzir com maios perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

Quando e como utilizar o PCP

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo demandam planejamento e controle.

Passo 3

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo.

Passo 4

Elabora, com base no resultado das análises encontradas pelo grupo, um relatório, com no máximo quatro páginas, seguindo a formatação indicada no item Padronização desta ATPS.

Relatório Final Etapa 1

No atual contexto das empresas o planejamento e controle da produção são fundamentais para as empresas conseguirem se destacar no mercado de trabalho em relação aos seus concorrentes.

O planejamento é uma forma de antecipar e traçar quais são os objetivos das organizações futuramente em relação a operação que ela está executando, ou seja definir suas prioridades a ser alcançadas, a médio longo e curto prazo, mas é claro que nem sempre tudo sai da forma que pensamos, por esse motivo que o controle está ligado diretamente com o planejamento , pois o controle é uma forma de grandes lideres lidar com os improvisos que possam acontecer no decorrer dos processos.

O planejamento e controle os dois juntos são necessários porque muitas vezes as organizações não se preocupam com os processos, e acabam visando só o resultado final sem se importar com as etapas a serem seguidas no planejamento implantado, e os obstáculos que poderá existir nos objetivos . Por esse motivo as empresas têm que começar a lidar com as variáveis e sempre ter um plano B para permitir fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados. Tudo isso é ter controle da situação visando todas as ocasiões.

O objetivo do planejamento e controle da produção é obter qualidade e mantê-la, pois levara a empresa a produzir melhores produtos, e a cada dia melhorar o seu processo de produção, visando cada vez mais uma melhor perfeição, rapidez e menor custo obtendo maiores lucros.

O PCP é utilizado desde o começo da produção até o objetivo final ele pode ser utilizado através do planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e planejamento e controle de qualidade.

Tudo tem que ser planejado com controle da situação visando melhorias, para sim ser alcançado um resultado satisfatório, em comparação com o que foi planejado no inicio do processo. Ter controle do que se está planejando é sempre importante porque não tem objetivos sem obstáculos

ETAPA 2

Programação da produção

Passo 1

Pesquisar, no livro-texto da disciplina, e anotar os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com