TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Complementação E Recolocação

Ensaios: Tcc Complementação E Recolocação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA

A previdência complementar, ou previdência privada, é parte da Previdência Social, a qual é composta de outros dois pilares: o Regime Geral de Previdência Social e os Regimes Próprios de Previdência dos Servidores Públicos. Esses dois regimes são de caráter obrigatório e administrados por órgãos públicos, que recolhem contribuição e pagam, dentro do mesmo exercício financeiro, benefícios aos aposentados e pensionistas. É o denominado regime de caixa. Por sua natureza, a previdência complementar tem caráter facultativo e visa a proporcionar ao trabalhador proteção previdenciária adicional, de acordo com sua respectiva necessidade e vontade.

Às entidades que administram o regime complementar cabe recolher as contribuições, aplicar o patrimônio acumulado e pagar os benefícios aos assistidos. Essa forma de financiamento, em que o pagamento dos benefícios depende também do rendimento do patrimônio, denomina-se regime de capitalização. A previdência complementar é composta de duas vertentes: a previdência privada aberta e a previdência privada fechada.

Previdência Privada Aberta

A previdência privada aberta, também conhecida por previdência complementar aberta, é formada por empresas e instituições com fins lucrativos (seguradoras e bancos) que comercializam planos de previdência no mercado. A adesão é livre.

As seguradoras e instituições que comercializam planos de previdência complementar aberta no mercado são acompanhadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

Previdência Privada Fechada – Fundos de Pensão

A previdência privada fechada, por sua vez, não tem fins lucrativos e é constituída de instituições ligadas a determinadas empresas ou órgãos públicos, das quais somente podem ser participantes os trabalhadores/servidores da entidade patrocinadora. Quando se fala de fundo de pensão, está-se referindo à previdência privada fechada.

O fundo de pensão, na verdade, é uma grande poupança que, se bem administrada, pode propiciar aos seus participantes uma mensalidade de complementação de aposentadoria, em média, após 30 (trinta) ou 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, por ocasião da aposentadoria.

RECOLOCAÇÃO

Algumas empresas oferecem o Outplacement , que é um processo de aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira.

Objetivos

Capacitação dos envolvidos nas demissões para assumi-las responsável e decididamente; isto é, pressupõe-se que eles tenham avaliado todas as alternativas (pró e contra), de maneira inteligente e planejada antes de executá-las. Aprimoramento de suas políticas de recursos humanos, muitas vezes consideradas incoerentes de ultrapassadas. Os profissionais demitidos não são deixados a sós e, muito menos, entregues à própria sorte.

Para os profissionais demitidos

Orientação e adaptação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com