TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Contábeis

Pesquisas Acadêmicas: Tcc Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Ciências Contábeis

JOSE MAC DOWEL TEIXEIRA AZEVEDO NETO

EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Sobral - CE

2013

JOSE MAC DOWEL TEIXEIRA AZEVEDO NETO

EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA como requisito parcial para elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Orientador: Luciene Santos Lima

Francisco Apoliano Albuquerque

Ludmila Apoliano

Sobral – CE

2013

Sumário

1. PROBLEMA ......................................................................................................... 4

2. HIPÓTESES ......................................................................................................... 5

3. OBJETIVOS ......................................................................................................... 5

3.1 Geral .................................................................................................................. 5

3.2 Específicos ......................................................................................................... 5

4. JUSTIFICATIVA ................................................................................................... 6

5. REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................................... 7

6. METODOLOGIA ................................................................................................. 16

7. CRONOGRAMA ................................................................................................. 17

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................................................. 18

4

1. PROBLEMA

Existe uma grande dificuldade das empresas em se manterem vivas no mercado, pois se exige uma adaptação diária. Através do empreendedorismo se permite a transformação de organizações por meio de um processo de renovação estratégica.

É preciso superar a concorrência com ações ousadas, criativas e efetivas que obtenham lucro para a organização e resultado satisfatório para os clientes. O empreendedor deve procurar mostrar como o mercado esta segmentado, as tendências de consumo e os métodos para atingir seus objetivos.

Para sobreviver às invertidas da concorrência, o empreendedorismo comercial precisará ser considerado como a ferramenta mais importante, pois é de suma relevância na tomada de decisões, planejamentos e identificação de oportunidades para transforma-las em diferencial competitivo para a empresa.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice. Ter foco, arriscar e estar constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas, são algumas das estratégias usadas.

O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

O seguinte projeto de pesquisa se dará através de pesquisas relacionadas a conceituados autores que explanam conceitos e características do empreendedorismo como instrumento na geração de novas ideias para superar a concorrência frente às novas exigências do mercado. Quais estratégias do

5

empreendedorismo podem ser adotadas pelas empresas para superar a concorrência?

2. HIPÓTESES

As habilidades técnicas, gerenciais e pessoais de um empreendedor para superar a concorrência, a inovação como ferramenta estratégica no mercado competitivo e a busca de profissionais qualificados que inovem nas organizações modificando o cenário econômico.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Demonstrar através deste estudo o empreendedorismo como instrumento de superação da concorrência, destacando as características inerentes do empreendedor como fator de competitividade.

3.2 Específicos

6

Elencar as estratégias do empreendedorismo que a organização possa utilizar, analisar os principais fatores de sucesso e fracasso dos empreendimentos, e teorizar sobre a vantagem competitiva.

4. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista as crescentes pressões ambientais em função de mudanças no ambiente de concorrência, grande parte das pesquisas que estão sendo realizadas focaliza as estratégias adotadas nas empresas. Esse tipo de estratégia requer a combinação de recursos organizacionais para inovação, renovação estratégica ou expansão das atividades da empresa.

A importância do empreendedorismo cresce com o passar dos anos, por isso há necessidade de um estudo sobre o tema. A maioria das empresas surge, através de uma ideia que as pessoas acham que irá prosperar. Mas se este empreendimento não for realmente planejado, pesquisado, e feito um estudo de aprofundamento como um plano de negócios, pesquisa de mercado e oportuno, ou seja, considerar totalmente os estudos técnicos, há uma grande probabilidade do negócio não dar os frutos esperados.

Já com relação às contribuições práticas do estudo, este se justifica por fornecer subsídios e informações que poderão auxiliar no processo de tomada de decisão estratégica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com